Na próxima época, a Citroën será a grande novidade no Campeonato do Mundo de Fórmula E. Trata-se de uma estreia da marca no automobilismo de monolugares ao mais alto nível como equipa de fábrica – a Citroën Racing Formula E Team.
É, também, o primeiro projeto de fábrica desde a saída do Mundial de Ralis em 2019. Para já, ainda não existem detalhes acerca da participação. Ao que tudo indica, para a Citroën entrar no pelotão, assume a identidade da equipa que, nas últimas três épocas, foi conhecida como Maserati MSG Racing.
A temporada tem início marcado para dezembro com a ronda de São Paulo, no Brasil. Os pilotos ainda não foram, oficialmente, anunciados. A Citroën remeteu mais informações para o fim de outubro.
Em comunicado, justificou a entrada na Fórmula E: “Uma aventura elétrica, inovadora e apaixonada que incorpora os nossos valores e a nossa visão para a mobilidade do amanhã”.
O fabricante francês encara a Fórmula E como “uma inspiração tecnológica e uma montra internacional para o futuro da mobilidade”, tal como um campeonato apelativo a públicos “jovens, comprometidos e ligados”.
Por outro lado, a Citroën destacou a partilha de valores “ao voltar a ligar-se com o automobilismo na sua forma mais visionária” e recordou que o desporto motorizado “moldou a sua história e lenda”.
Apesar de nunca ter estado ligada a competições de topo nos monolugares, a Citroën teve vários êxitos em campeonatos como o Mundial de Ralis ou o extinto Mundial de Carros de Turismo, para além de também colher sucessos no ralicross e até no Dakar.
Quanto às fórmulas, teve um projeto a par da Panhard na forma do X27, que competiu nos anos 1960 e 1970 na Fórmula Bleue em França (extinta após 1975).
Stellantis não é estreante
A Citroën é uma marca do grupo Stellantis, que já compete há vários anos na Fórmula E. Na temporada que chegou ao fim em julho passado, foi representado por duas marcas.
A DS Penske alcançou duas vitórias por intermédio de Maximilian Günther, sendo uma estrutura cujas origens remontam ao início da Fórmula E em 2014 com a Dragon Racing.
Também esteve presente com a Maserati MSG Racing desde a época de 2022/2023, com Stoffel Vandoorne a obter uma vitória na temporada mais recente.
Antes, a Stellantis viu a marca DS representada em parceria com a Techeetah, obtendo os títulos de equipas em 2018/2019 e 2019/2020. Por pilotos, foi campeã três vezes, incluindo em 2019/2020 com o português António Félix da Costa.
Antigamente, a DS fazia parte da Citroën (a sua origem remonta ao Citroën DS), mas é uma marca independente desde 2014 – dedicada a um segmento premium de luxo.
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