Há mais um fabricante de automóveis da China a avançar em força no mercado europeu. É a Hongqi, dedicada a segmentos de luxo, que quer lançar mais 15 modelos no continente até 2028.
Um deles é o EHS5, um SUV elétrico compacto recentemente apresentado na IAA Mobility em Munique. Este tem uma autonomia de 550 km e pode ser carregado dos 10 aos 80 por cento em apenas 20 minutos, segundo o diretor de design da FAW, Gilles Taylor, citado pela Reuters.
Trata-se de um carro “para o uso urbano e suburbano, para famílias e condutores a solo”. Já à venda na Europa está o igualmente elétrico EHS9.
O objetivo da Hongqi é lançar 15 novos modelos em 25 mercados na Europa nos próximos três anos (até 2028), entre carros híbridos e elétricos. Hoje em dia, está presente em locais como a Noruega ou os Países Baixos.
Atualmente sob a alçada do grupo FAW detido pelo Estado chinês, a Hongqi tem uma longa história. A sua fundação remonta a 1958 e fornecia os altos quadros do governo.
Depois de em 1981 ter interrompido a produção, voltou nos anos 1990. Atualmente, está presente em vários cantos do mundo com uma gama que inclui modelos diversos como sedãs ou SUVs.
Enquanto ainda mantém motores de combustão, está a fazer a transição para motorizações elétricas. Está dedicada a modelos de luxo.
Leia Também: Comissão Europeia quer impedir “a China de conquistar” o setor automóvel