O Audi A6 e-tron surgiu em 2022 na forma de conceito, antecipando também o que poderia ser um RS6 totalmente elétrico. No entanto, o construtor recuou nos planos para essa variante.
Segundo o TopGear, que cita fontes por dentro da Audi, o projeto de um RS6 e-tron foi abandonado, sem que o carro de alto desempenho avance, de facto, para o mercado – tudo devido à falta de procura que justifique desenvolver tal carrinha elétrica de alto desempenho.
O S6 e-tron será, assim, o mais potente da gama, com 543 cv de potência conjunta dos seus dois motores elétricos. A autonomia pode chegar aos 670 km.
A adoção de carros elétricos está a crescer, mas muito longe do ritmo esperado. O que obriga muitos dos construtores a abrandarem neste tipo de motorizações enquanto o mercado não tem uma procura ideal por este tipo de energia.
A União Europeia planeia, para já, banir os carros de combustão a partir de 2035. Um objetivo que, para alguns fabricantes, é irrealista. De facto, será mesmo revisto, perante os alertas de alguns construtores para a falta de viabilidade.
Audi RS6 sim, mas em modo híbrido
Apesar de não ir existir um Audi RS6 elétrico, não quer dizer que os RS6 estejam completamente fora de equação… mas com motorizações híbridas.
Atualmente, a gama A6 oferece opções a gasolina, gasóleo e híbridas. E, em março, o canal de YouTube Ncars divulgou imagens de um RS6 Avant em desenvolvimento na estrada, com decoração camuflada.
Poderá ter cerca de 780 cv de potência, kit de carroçaria específico e duplo tubo de escape oval. A sua motorização deverá ser híbrida plug-in, com um propulsor V8 para se manter acima do RS4.
Leia Também: Audi Q3 Sportback já está à venda em Portugal. Saiba os preços