A reforçar a sua aposta na Europa, a Xpeng começou a produzir localmente – mais concretamente, na Áustria. Os SUV G6 e G9 foram os primeiros a sair da linha de montagem.
De acordo com a Bloomberg, o fabricante chinês fez uma parceria com a Magna Steyr. A fábrica localiza-se em Graz, no sul da Áustria.
Ao produzir na Europa, a Xpeng poderá evitar as pesadas tarifas que a União Europeia impôs aos veículos elétricos importados da China no ano passado.
Apesar de a fábrica austríaca começar por produzir o G6 e o G9, o plano é que, no futuro, saiam daquela linha de montagem mais modelos do construtor.
Escreve o Car News China que a Magna Steyr já trabalhou com vários fabricantes automóveis, estando sobretudo dedicada a volumes de produção baixos a médios. Tem linhas de montagem partilhadas, sendo possível produzir vários modelos.
O investimento no ‘Velho Continente’ passa, também, por um centro de pesquisa e desenvolvimento em Munique (Alemanha) – que irá apoiar no desenvolvimento de automóveis. A intenção, segundo um comunicado, passa por “fomentar a inovação em mobilidade com IA e colaborar de perto com os condutores europeus”.
A chegada da Xpeng à Europa aconteceu em 2021 através da Noruega, enquanto em Portugal começou a operar no ano passado. Em menos de um ano, chegou à marca das 500 unidades vendidas.
O marco foi alcançado em agosto na Caetano X no Porto, sendo entregue um Xpeng G6. Este é um SUV coupé totalmente elétrico, que pode percorrer até 773 km com uma única carga (dependendo da bateria). Tem versões de tração traseira e de tração integral e está disponível por 38.200 euros (mais IVA).
Leia Também: Xpeng já vendeu 500 carros desde que chegou a Portugal