Aveiro recebe esta quarta-feira, 17 de setembro, as primeiras demonstrações públicas em Portugal de veículos autónomos. O evento insere-se no projeto Route 25 – Agenda para uma Mobilidade Autónoma, Inteligente, Interoperável e Inclusiva, apresentando várias tecnologias de mobilidade pioneiras.
A iniciativa vai desenrolar-se no Parque de Feiras e Exposições daquela capital de distrito – conhecida por ser um polo tecnológico. O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Sob liderança da Capgemini Engineering, este projeto conta com a colaboração do Instituto de Telecomunicações, entre outras entidades públicas e privadas. Também estão envolvidas instituições académicas.
O programa conta com a demonstração de “várias soluções de mobilidade autónoma” entre as 14h00 e as 17h00 (hora local, de Portugal Continental).
Serão realizadas manobras cooperativas entre veículos autónomos, para além de ser exposta a interação entre veículos, peões e ciclistas. O programa inclui estacionamento inteligente, com reserva e monitorização de lugares em tempo real, assim como plataformas de visualização com realidade virtual e aumentada.
Em demonstração estará, igualmente, a mobilidade intermodal autónoma, com a coordenação de diferentes meios de transporte através de 5G, e a computação ‘edge’ e conectividade avançada com base em redes 5G.
Esta é a agenda do evento:
14h30-14h40: Abertura institucional
14h40-14h50: Demonstrações de infraestruturas, veículos e sensores
14h50-16h10: Demonstrações tecnológicas em ambiente real
16h10: Showroom tecnológico
16h30-16h45: Encerramento e ‘networking’
Leia Também: Stellantis põe em ‘banho-maria’ programa de condução autónoma Nível 3