Até 2028, a Toyota deverá introduzir dois novos modelos desportivos na sua gama. Prestes a chegar está a próxima geração do GR Supra, assim como um Celica com ‘tratamento’ GR.
Segundo a Forbes, que cita a revista japonesa Best Car, o novo GR Supra chegará em 2027 – logo depois do fim da atual geração. Terá tração traseira e um motor frontal.
Um ano mais tarde, em 2028, será a vez do GR Celica entrar na gama da Toyota, com um motor em posição central e tração integral. Seria uma novidade absoluta para a gama Celica, cuja produção foi encerrada em 2006 e ainda não voltou – já lá vão 19 anos.
Semelhanças e diferenças
Os dois automóveis agora antecipados vão ter o toque ‘Gazoo Racing’ – o departamento da Toyota para os carros desportivos e de competição.
Os coupés de dois lugares vão partilhar um propulsor de quatro cilindros 2,0 litros turbocomprimido, mas com uma nuance: terá uma componente híbrida no GR Supra para atingir cerca de 500 cv de potência – ao contrário do GR Celica, esperando-se que a potência se fique pelos 400 cv.
No que toca à caixa de velocidades, é expectável que existam duas opções para ambos os modelos japoneses: manual de seis velocidades ou automática direta de oito velocidades (DAT) da Gazoo Racing.
Os preços deverão ser, naturalmente, diferentes: equivalente a algo como 46.560 euros para o GR Supra e a cerca de 55.000 euros para o GR Celica (conversão dos preços projetados no Japão em conformidade com as taxas de câmbio atuais).
Leia Também: Toyota investe milhões e vai produzir novo carro elétrico na Europa