Em 2026, a Fórmula 1 atravessa uma grande mudança regulamentar, mas as corridas Sprint mantêm-se em algumas das rondas da temporada – seis, como tem vindo a acontecer.
Começa logo com o GP da China em Xangai – o segundo da época, de 13 a 15 de março. Repete o que já aconteceu este ano, enquanto Miami (1 a 3 de maio) acolhe um GP Sprint pela terceira vez consecutiva.
A primeira novidade é o GP do Canadá de 22 a 24 de maio. Para além de ser mais cedo do que o habitual, o evento de Montreal faz a sua estreia como Grande Prémio Sprint.
O GP da Grã-Bretanha (3 a 5 de julho) terá este formato pela primeira vez desde 2021, enquanto a despedida dos Países Baixos (21 a 23 de agosto) e de Zandvoort marca a estreia do circuito nas corridas Sprint.
A outra estreia, que completa o calendário Sprint, é o GP de Singapura, marcado para 9 a 11 de outubro do próximo ano.
Stefano Domenicali, presidente e diretor-executivo da F1, disse ao site oficial do campeonato: “A F1 Sprint continuou a crescer no impacto positivo e popularidade desde que foi introduzida em 2021. […]. A época de 2026 irá abrir uma nova era regulamentar, então ter três novos circuitos Sprint só irá acrescentar drama em pista”.
Já o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, comentou: “A inclusão de novos locais a par de favoritos que voltam reflete o entusiasmo continuado dos promotores, equipas e adeptos. Continuaremos a trabalhar junto da FOM, equipas, os nossos responsáveis e com os pilotos para garantir que o formato Sprint melhora o campeonato”.
Recorde o que é diferente num GP Sprint
Ao contrário dos Grandes Prémios habituais, aqueles que têm corrida Sprint adotam um formato focado na competição, com menos preparação em pista antes de começar ‘a contar’.
Em vez de três treinos livres, há apenas um, na sexta-feira de manhã. Segue-se a qualificação para a corrida Sprint no mesmo dia, antes de um sábado marcado pela corrida Sprint e pela qualificação principal. O domingo fica reservado para a corrida principal, como ‘manda’ a tradição.
As corridas Sprint têm cerca de 100 km de extensão e atribuem pontos aos oito primeiros na ordem de 8 (para o vencedor) até 1 (para o oitavo classificado).
Época de 24 rondas
Tal como aconteceu este ano, em 2026 o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 terá um calendário de 24 rondas, com novidades. O GP da Emília Romanha em Imola (Itália) sai para dar lugar ao novo GP de Espanha em Madrid.
Barcelona passa a acolher o GP de Barcelona-Catalunha no seu último ano de contrato, sendo a expectável despedida – tal como acontece com o GP dos Países Baixos em Zandvoort.
O início será de 6 a 8 de março com o GP da Austrália em Melbourne, enquanto o fim de temporada voltará a ser com o GP de Abu Dhabi na Yas Marina e está agendado para 4 a 6 de dezembro de 2026.
Grandes Prémios Sprint em 2026
13 a 15 de março: GP da China (Xangai)
1 a 3 de maio: GP de Miami (Miami, Estados Unidos da América)
22 a 24 de maio: GP do Canadá (Montreal)
3 a 5 de julho: GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
21 a 23 de agosto: GP dos Países Baixos (Zandvoort)
9 a 11 de outubro: GP de Singapura (Marina Bay)
Leia Também: Saiba como a McLaren pode ser campeã de Fórmula 1 já no próximo domingo