Os construtores chineses a operar na Europa continuam a aumentar, e a Jetour é o mais recente. A partir de novembro, irá vender três modelos, começando na Polónia.
Segundo a agência Reuters, serão vendidos três SUV a combustão – o Dashing, o T2 e o X70 Plus. Yan Jun, vice-presidente executivo da Jetour International, justificou a decisão: “A Polónia é um mercado muito importante para nós. Pensamos que o mercado polaco tem o maior potencial na Europa”.
Nesta chegada à União Europeia, a Jetour não vai estar sujeita às tarifas que Bruxelas impôs no ano passado – uma vez que estas abrangem apenas os carros elétricos, e não os modelos de combustão.
Jetour Dashing
Disponível em seis cores de carroçaria, tem um perfil moderno de SUV. É movido por um motor 1.5 TCI com mais de 156 cv de potência e 230 Nm de binário, com seis versões diferentes disponíveis – duas com caixa manual de seis velocidades, três com caixa automática DCT de seis velocidades e uma com caixa automática de sete velocidades.
É sempre de tração às duas rodas, contando com suspensão Macpherson à frente e multi-link independente atrás. Os travões frontais são ventilados e há travão de estacionamento eletrónico (assim como Auto-hold nas duas primeiras variantes).
O equipamento inclui jantes desportivas, faróis LED, puxadores das portas embutidos na carroçaria, entrada e ignição sem chave, ecrã tátil de 12,8 polegadas (15,6 polegadas na versão topo de gama), volante multifunções em couro, bancos em couro (em tecido na variante de entrada) ou – opcional em quase todas as variantes – tejadilho panorâmico.
O carregamento wireless para smartphones é de série, exceto na versão de entrada, enquanto as duas tomadas USB-C à frente e a tomada USB traseira equipam todas as variantes. O cruise control também equipa todas as versões, sendo adaptativo na topo de gama.
A assistência de estacionamento está sempre disponível, contando com câmara 360º exceto no Jetour Dashing mais básico. Igualmente dependendo da versão, pode haver sistema de travagem de emergência avançado, assistente de mudança de faixa, aviso de colisão lateral e aviso de colisão traseira.
Jetour T2
Particularmente vocacionado para o todo-o-terreno, tem um sistema X Wheel Drive que alterna automaticamente entre tração integral e tração a duas rodas. O estilo é o de um jipe e há seis cores exteriores à escolha.
O motor é 1.5 TD com 184 cv na versão de entrada e 2.0 TD com 254 cv nas duas outras (Comfort e Lux), sempre associado a uma caixa automática DCT de sete velocidades. Há discos de travão ventilados, suspensões MacPherson à frente e multi-link atrás.
O tejadilho panorâmico está no equipamento de série da variante Lux topo de gama, enquanto o suporte para bagagem está sempre presente assim como a entrada e ignição sem chave, o volante em couro, ecrã LCD de 10,25 polegadas e ecrã tátil de infoentretenimento de 15,6 polegadas. Os bancos juntam PVC e tecido. O do condutor é aquecido na variante de entrada, enquanto nas Comfort e Lux é ventilado.
Pode ser ligado um smartphone, há controlo por voz inteligente, tomadas USB e ar condicionado automático de duas zonas. O cruise control é sempre equipamento de série, sendo adaptativo em Lux. Nesta, encontram-se mais assistências à condução, como assistente de manutenção na faixa, aviso de saída de faixa, aviso de ângulo morto, alertas de colisão dianteira e traseira e sistema de travagem avançado.
Jetour X70 Plus
O Jetour X70 Plus, com quatro cores disponíveis, volta a ter o perfil típico de um SUV, sendo particularmente ‘talhado’ para famílias um pouco mais numerosas considerando os seus sete lugares. A grelha frontal é de grandes dimensões e, ao contrário do Dashing, os puxadores não são embutidos.
Existem três versões: uma com caixa de velocidades manual e motor 1.5T, uma com motor 1.5T e caixa automática DCT de seis velocidades e outra 1.6TD com caixa automática DCT de sete velocidades. O motor é sempre turbocomprimido, a gasolina e de quatro cilindros, tendo 156 cv de potência nas duas primeiras variantes e 145 cv no topo de gama.
Este SUV de tração integral tem suspensões frontais Macpherson e traseira multi-link independente, com travões dianteiros ventilados.
O equipamento de série comum inclui entrada e ignição sem chave, controlo de imobilização em plano inclinado, Auto-hold, tejadilho panorâmico, jantes em alumínio, volante multifunções em couro falso, radar de estacionamento traseiro, câmara de marcha-atrás, assentos em couro falso e uma configuração que pode chegar aos sete bancos (sendo os da terceira fila removíveis e dobráveis).
Também está disponível ligação a telefone via Bluetooth, aviso de saída de faixa, deteção de ângulo morto e aviso de cansaço do condutor, assim como controlo dinâmico da potência do carro. Na versão topo de gama, os ocupantes usufruem de carregamento wireless para smartphones – naquela que é a maior distinção para além do tipo de motor e de caixa de velocidades.
O descanso de braços e suporte de copos para os passageiros da segunda fila também são exclusivos da versão 1.6 TD, bem como os puxadores das portas cromados.
Leia Também: China tem plano para “estabilizar” crescimento das vendas de automóveis