Mais um contratempo para a Tesla, agora nos Estados Unidos da América. Está a ser alvo de uma investigação da Administração Nacional de Segurança do Trânsito Rodoviário (NHTSA).
Em causa, estão os puxadores das portas de cerca de 174 mil Model Y do ano de 2021. Estes puxadores eletrónicos podem deixar de funcionar sem aviso prévio, impedindo a sua abertura a partir de fora.
Pode ler-se na página oficial da entidade estatal que a segurança das crianças ficou em risco em muitos casos: “Os cenários relatados mais comuns envolvem pais a sair do veículo depois da condução para tirarem uma criança do banco de trás ou para pôr uma criança no banco de trás antes de começar a condução. Nesses casos, os pais não conseguiram reabrir uma porta outra vez para recuperar acesso ao veículo”.
Em quatro situações, teve de ser partida uma janela para conseguir recuperar o acesso ao interior, lê-se na nota que informa sobre a abertura da investigação.
Os automóveis da Tesla têm abertura de porta manual a partir do interior, mas que as crianças podem não conseguir aceder ou operar: “Como resultado, nessas circunstâncias, um ocupante que se mantenha dentro de um veículo nestas condições pode ser incapaz de ser retirado rapidamente pelas pessoas de fora do veículo”, observa a NHTSA.
E sublinhou: “Ficar preso num veículo é particularmente preocupante em situações de emergência, como quando as crianças ficam presas num veículo quente”.
Investigação em curso
A investigação preliminar já foi aberta, no sentido de “avaliar o âmbito e a gravidade desta condição, incluindo os riscos que decorrem da condição reportada”.
Será, igualmente, avaliada, a abordagem da Tesla para fornecer a energia aos bloqueios de portas e a fiabilidade das fontes de energia disponíveis.
Nesta fase, a investigação, diz a NHTSA, “está focada na operacionalidade dos bloqueios de portas eletrónicos a partir de fora do veículo, uma vez que essa circunstância é a única em que não há forma manual de abrir a porta”.
Possíveis causas e soluções
Segundo a NHTSA, uma análise preliminar indica que o defeito dos puxadores das portas em causa pode acontecer quando os bloqueios eletrónicos não têm energia elétrica suficiente do veículo.
Em casos de reparações já realizadas, os recibos apontam para a substituição da bateria de baixa voltagem – apesar de ninguém ter reportado avisos para problemas nessa bateria antes de o problema com os puxadores acontecer.
Há instruções sobre como agir nestas situações no manual oficial da Tesla. É um processo com vários passos, que requer a aplicação de corrente contínua 12 volts de uma fonte separada a dois pontos diferentes acessíveis a partir de fora. No entanto, tendo em conta os incidentes relatados, a NHTSA admite que estes procedimentos podem não ser bem conhecido ou não estar facilmente ao acesso dos mesmos.
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