“Quando conduzes um Ferrari, tens de ter andamento para ele”. A frase foi dita por Jorge Jesus em 2016, como provocação a Rui Vitória quando este lhe sucedeu no comando técnico no Benfica.
Agora, José Mourinho está prestes a assinar como novo treinador do emblema da Luz. Se terá “andamento” para o ‘Ferrari’ das ‘águias’, só o tempo o dirá. Mas já sabemos que o tem para um Ferrari V12.
O técnico português saiu de casa rumo ao centro de estágios do Seixal esta tarde ao volante de um potente Ferrari 612 Scaglietti. Segundo o jornal The Sun, foi-lhe oferecido por Roman Abramovich em 2008 – o milionário russo que o contratara para o Chelsea anos antes.
O coupé executivo na configuração 2+2 lugares de Maranello foi produzido entre 2004 e 2011, com a assinatura da Pininfarina. E teve uma versão especial em 2007: o 612 Sessanta, com apenas 60 unidades, para celebrar o 60.º aniversário do construtor.
Mais de 500 cv de potência
José Mourinho chega ao Seixal no seu Ferrari© Getty Images
Este Ferrari tem um motor frontal V12 com 5.748 centímetros cúbicos de cilindrada e uma potência que pode atingir os 540 cv. Já o binário é de 588 Nm. A tração é às rodas traseiras.
O propulsor está associado a uma caixa F1A de seis velocidades mais marcha-atrás. Em termos de desempenho, a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em quatro segundos, enquanto a velocidade máxima é superior a 320 km/h.
Na altura, a Ferrari quis desviar-se do seu habitual caminho nos GT, desenhando com a Pininfarina um moderno coupé Grand Tourer 2+2 que homenageia Sergio Scaglietti, o histórico designer ‘mestre do alumínio’. E o chassis deste carro é totalmente em alumínio, assim como a carroçaria.
Segundo a Ferrari, “a característica técnica mais revolucionária” é o tejadilho panorâmico eletrocrómico. Numa altura em que se falava menos do que hoje de software a bordo, o 612 Scaglietti já veio com sistema de entretenimento Bose e controlo climático.
Um botão permite rebaixar o lugar da frente e o encosto da cabeça para facilitar a entrada e a saída, num interior descrito como espaçoso. É possível personalizar totalmente o habitáculo, que surge com couros naturais e em até 12 cores possíveis. O volante inclui patilhas de mudanças em alumínio, assim como o botão para ligar o motor e o seletor dos modos de condução.
Quanto custa?
José Mourinho no Ferrari 612 Scaglietti© Reuters
O preço? Originalmente, superava em muito os 300 mil euros, mas fizemos uma pesquisa online em que encontrámos uma unidade de 2006 com 28.000 km à venda por 125 mil euros em Portugal.
Já em Itália, há um anúncio num concessionário oficial da Ferrari em Verona que vende um Ferrari 612 Scaglietti por 95.000 euros, com 75.651 km e matrícula de 2004.
Leia Também: Benfica confirma negociações com José Mourinho à CMVM