A Mercedes-Benz voltará a apostar em mais botões físicos nos seus automóveis. Os controlos digitais e táteis miltiplicaram-se na indústria nos últimos anos com os veículos definidos por software (SDV), mas não agradam a todos.
Magnus Östberg, diretor de software da Mercedes, afirmou à Autocar: “Ter esse equilíbrio entre botões físicos e táteis é extremamente importante para nós. Somos completamente orientados por dados, já que naquilo que é usado com grande frequência os botões físicos são melhores. E é por isso que os voltamos a pôr”.
Assim, os novos CLA Shooting Brake e GLC elétricos já mostram esta mudança de abordagem, com o novo volante multifunções dotado de diversos botões e mecanismos: “Vemos nos dados que os rotativos e esses botões físicos são muito importantes para certos grupos etários e certas populações“, justificou Magnus Östberg.
Segundo o responsável da Mercedes, a recolha de dados permitiu concluir que os clientes europeus dão primazia a botões físicos, enquanto na Ásia a preferência é por ecrãs táteis e comandos por voz.
De referir que, ao mesmo tempo que reintroduz botões e controlos físicos, a Mercedes-Benz também aposta num novo ecrã tátil inédito – com 39,1 polegadas, o MBUX Hyperscreen do novo GLC é um dos maiores de sempre para um carro de produção.
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