Apresentado no início de setembro à margem da IAA Mobility, o novo BMW iX3 aproxima-se de entrar em produção na ecológica fábrica de Debrecen, na Hungria. Será já no próximo mês.
O construtor anunciou em comunicado que “a produção em série começará no fim de outubro“. E Milan Nedeljkovic, membro da direção responsável pela produção, destacou: “O início da produção em série do BMW iX3 assinala uma nova era do fabrico automóvel. A nossa nova fábrica em Debrecen foi concebida e construída totalmente em linha com a nossa visão da iFactory. Digital desde o início, a fábrica irá fornecer uma nova dimensão na produção eficiente sem combustíveis fósseis”.
Sustentabilidade ambiental
Segundo a BMW, a fábrica de Debrecen “foi planeada e construída digitalmente desde o início”. A sua eletricidade vem apenas de fontes renováveis durante as operações normais, sem utilizar gás e combustíveis fósseis – algo sem precedentes no construtor.
Na oficina de pintura (que requer uma grande quantidade de energia), o recurso só a fontes de eletricidade renováveis permite reduzir as emissões de gases poluentes em até 12.000 toneladas por ano. Segundo a empresa, esta é uma parte vital da diminuição significativa de dióxido de carbono no fabrico do novo BMW iX3.
Cerca de um quarto da energia necessária para o departamento de pintura vem de um conjunto fotovoltaico próprio que se estende por 50 hectares. Há um sistema de armazenamento térmico para energia solar produzida em excesso com 130 MWh, além de um sistema de recuperação de energia (a ‘Heat Grid’) que permite poupar até mais 10 por cento.
Empenhado em ter automóveis com um ciclo de vida mais sustentável e ecológico, o fabricante diz que só nestas instalações as emissões de CO2e do fabrico de um veículo serão reduzidas em cerca de 90 por cento. Produzir uma unidade do BMW iX3 gera 80 kg de CO2e, segundo a marca.
Digitalização e eficiência
No departamento de carroçarias, todos os detalhes do processo “foram digitalmente simulados antecipadamente para determinar o fluxo de valor ideal e garantir” a posição ideal de todos os robôs de produção. Foram otimizados os métodos de junção e fomentada a colaboração chegada entre as equipas e de desenvolvimento e de produção. Na oficina de prensagem, o fluxo de valor e os sistemas também receberam otimização.
Em prol da eficiência da linha de montagem, a BMW implementou a “total digitalização de processos de produção”, incluindo a plataforma de inteligência artificial própria Artificial Intelligence Quality Next (AIQX). A inteligência artificial recolhe elementos na linha de produção através de sensores e câmaras para automatizar os processos de qualidade, avaliando os dados para transmitir informação em tempo real aos funcionários.
Os próprios veículos na linha de produção vão “conduzir auto-diagnóstico, interagir com os funcionários da fábrica em tempo real e partilhar automaticamente e documentar mensagens relevantes” através de câmaras a bordo e outros sistemas.
Fábrica em rede
A “estrutura de dedos” da fábrica de Debrecen otimiza aquela que foi aplicada às instalações de Leipzig, permitindo que 80 por cento das peças sejam entregues diretamente ao ponto certo da linha de montagem. O processo logístico tem uma “profundidade digital sem precedentes”, com mudanças que permitiram automatizar “várias das tarefas de análise anteriormente manuais e interligadas”.
A fábrica da BMW em Debrecen também é a primeira do Grupo que não está ligada a uma fábrica primária específica. Aposta num conceito em que é “uma fábrica de rede, combinando as melhores práticas de vários locais em todo o mundo”. Deste modo, a formação dos funcionários pode acontecer na rede de fábricas, e assim é facilitada a partilha de conhecimento de diferentes locais.
O BMW iX3 em sumário
O novo BMW iX3 inaugura uma nova era de design do fabricante, visível desde logo na grelha frontal em que o típicos ‘rins’ são muito menores.
O SAV alemão tem dois motores elétricos que debitam até 345 kW (469 cv) de potência, podendo alcançar os 210 km/h de velocidade. O novo conjunto de bateria de 108,7 kWh permite uma autonomia de até 805 km (em ciclo WLTP).
Em carregamento rápido, é teoricamente possível repor a carga dos 10 aos 80 por cento em pouco mais de 20 minutos. Os consumos reduzem 20 por cento para 15 kWh por 100 km face à geração atual.
Por dentro do BMW iX3, está em destaque o BMW Panoramic Vision (que exibe as informações essenciais numa faixa que se estende na largura do veículo), assim como o ecrã central de 17,9 polegadas e o head-up display opcional.
Os quatro super cérebros (computadores de alto desempenho) garantem a gestão da dinâmica de condução, condução automatizada, sistema de infoentretenimento e outras funções.
Leia Também: Já pode encomendar o novo BMW iX3 em Portugal. Saiba o preço