A Yangwang, marca da BYD para automóveis elétricos de alto desempenho, tornou-se no carro de produção mais rápido do mundo. Para tal, o U9 Xtreme atingiu os 496,22 km/h.
O feito foi alcançado há menos de duas semanas, a 14 de setembro, na pista de testes de Papenburg (Alemanha), com o piloto Marc Basseng ao volante. O recorde anterior, pertencente a um carro a gasolina, era de 490,484 km/h.
O Yangwang U9 Xtreme, que antes era denominado como Track/Special Edition, tem uma unidade motriz com sistema elétrico de 1.200 volts, quatro motores de ultra alta velocidade que debitam 3.019 cv de potência e operam a 30.000 rotações por minuto e uma bateria Blade Battery de fosfato de ferro-lítio.
Para obter este recorde, o hipercarro chinês ‘calçou’ pneus semi-slick. Assente na plataforma e4, tem uma suspensão DiSus-X que foi especialmente configurada para lidar com as exigências inerentes ao uso intenso em circuito.
O carro é leve e reivindica ter o “maior monocoque em fibra de carbono do mundo”, com fibra de carbono de graduação aeroespacial. Já o sistema de travagem é pensado para o uso em pista, com discos em carbocerâmica e pinças em titânio.
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, afirmou em comunicado: “Este é um momento incrivelmente orgulhoso para todos no departamento de pesquisa e desenvolvimento. A Yangwang é uma marca que não reconhece o impossível, e só através deste compromisso para com o que vem a seguir é que acabas com um veículo como o U9X. Alargo a minha gratidão a toda a equipa, e agradeço ao piloto, Marc Basseng, pelas habilidades e indicações técnicas. É fantástico que o carro de produção mais rápido do mundo seja, agora, elétrico”.
Disponível para compra
O Yangwang U9 Xtreme já está à venda para os clientes. No entanto, é de produção muito limitada – no máximo, existirão 30 unidades.
O preço não é conhecido, mas para ter uma pequena referência o Yangwang U9 está à venda na China por 1.680.000 yuan (cerca de 200.000 euros, à taxa de câmbio atual).
Leia Também: BYD lança ‘teaser’ de carro elétrico com 3.000 cv. Velocidade impressiona