A Xpeng está a expandir-se globalmente e planeia introduzir mais modelos na Europa já no próximo ano. São os da série Mona, composta atualmente pelo bem-sucedido coupé elétrico Mona M03. Este custa 119 mil yuan, o equivalente a 14.250 euros (à taxa de câmbio atual).
He Xiaopeng, diretor-executivo do fabricante chinês, revelou à CNBC: “Em 2026, podem esperar uma variedade de produtos Mona lançados nos mercados chinês e europeu, tal como no resto do mundo. Acredito que, nessa altura, o que lançamos serão veículos muito comprovados e excelentes. O design destes produtos está talhado para os mercados europeu e chinês”.
Em plena fase de expansão sete anos depois do lançamento do seu primeiro automóvel, a Xpeng está a ter um desempenho acima das expectativas: “O atual crescimento da Xpeng, globalmente, é mais rápido do que esperaríamos. Este ano, entrámos em cerca de 60 países, enquanto há dois anos só entrámos em três a cinco países”, confidenciou He Xiaopeng.
O fabricante não quer parar por aqui, prometendo novos produtos nos próximos dois anos, com uma aposta em carros elétricos, com maior autonomia e “um maior nível de condução autónoma”.
Xpeng Mona
Na China, o Xpeng Mona M03 foi lançado em agosto do ano passado, com o sucesso a ser imediato – recebeu 10.000 encomendas na primeira hora de pré-reservas.
É um coupé elétrico de cinco portas com várias soluções de inteligência artificial, que surge com duas opções de sistemas de assistência à condução (ADAS) – M03 e M03 Max.
Por dentro, há um grande ecrã de infoentretenimento flutuante central com 15,6 polegadas. Não há botões físicos exceto dois no volante, e também não há o tradicional ecrã de instrumentação à frente do condutor.
Há três variantes de potência (entre 190 e 218 cv) e duas de bateria (51,8 kWh e 62,2 kWh), ambas de fosfato de ferro-lítio e recarregáveis dos 30 aos 80 por cento em 26 por cento. As autonomias vãos dos 515 aos 620 km (segundo o ciclo CLTC).
Tem 4.780 milímetros de comprimento e 2.815 mm de distância entre eixos. O porta-bagagens surge com 621 litros de capacidade.
Leia Também: Xpeng já começou a produzir carros na Europa