Já lhe contámos os detalhes sobre o feito do Yangwang U9 Xtreme, que quase chegou aos 500 km/h de velocidade. É o carro de produção mais rápido do mundo. Pode, agora, ser comprado.
Este hipercarro elétrico chinês atingiu os 496,22 km/h em Papenburg, ‘arrasando’ uma marca de 490.484 km/h que pertencia ao Bugatti Chiron Super Sport 300+.
A BYD (que tem na Yangwang uma sub-marca para carros de alto desempenho) anunciou que o modelo “está a ser disponibilizado aos clientes”.
Os preços não foram revelados, mas há uma certeza: não serão produzidas mais de 30 exemplares. Na China, o Yangwang U9 (que serve como ponto de partida para o Xtreme) está à venda por 1.680.000 yuan (mais de 200.400 euros, à taxa de câmbio atual).
Radical dos motores à suspensão
O Yangwang U9 Xtreme, que tem por base a plataforma e4, está equipado com quatro motores, que produzem 3.019 cv de potência (mais do dobro face ao U9).
O sistema é de 1.200 volts, capaz de suportar 1.000 amperes de corrente, enquanto a bateria é de tecnologia Blade Battery e de composição fosfato de ferro-lítio.
A suspensão DiSus-X foi revista e otimizada para o uso em pista. Garante um comportamento estável e seguro, enquanto o peso em ordem de marcha do automóvel é de 2.480 kg.
Para a tentativa de recorde, o Yangwang U9 Xtreme contou com pneus semi-slick orientados ao uso em pista, numa colaboração com a Giti Tire na Alemanha.
Há duas opções de ‘spoiler’: um elétrico padrão e um opcional em fibra de carbono (que aumenta a altura dos 1.311 para os 1.351 milímetros).
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