Será oficialmente apresentado esta terça-feira, 23 de setembro, o segundo protótipo de carro movido a hidrogénio do núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico. Será no Salão Nobre da instituição em Lisboa a partir das 17h30.
O TFC02 – assim é designado – é o produto do projeto Técnico Fuel Cell. É o segundo protótipo a hidrogénio, depois do TFC01 ter sido apresentado no ano passado. Esse, foi o primeiro carro a hidrogénio desenvolvido por estudantes portugueses.
Eficiente, o protótipo é movido a hidrogénio, sendo aplicados materiais leves e de alto desempenho, para além de ter um desenho aerodinâmico.
A sua construção integra peças impressas em impressoras 3D, num conceito que também incorpora a condução autónoma. A equipa fala do “próximo passo da mobilidade sustentável” e visa vir a ter “o primeiro protótipo português que será simultaneamente movido a hidrogénio e totalmente autónomo”.
O objetivo, segundo Afonso Cruz, é que “para a próximo ano, o núcleo” crie “o primeiro modelo autónomo movido a hidrogénio”.
O hidrogénio é uma das soluções pensadas por vários construtores para o futuro da mobilidade sustentável. A Toyota Australia, por exemplo, acredita que este combustível vai ocupar o lugar do gasóleo. Já a BMW prevê lançar, em 2028, o seu primeiro modelo de produção em série a hidrogénio – o iX5 Hydrogen.
Leia Também: A ‘ousada’ previsão da Toyota: “Hidrogénio vai superar o diesel”