Já há ‘sucessor’ do Mercedes-Benz Classe A, que deverá chegar ao fim em 2028. O substituto indireto já terá sido aprovado no seio do construtor alemão, mas ao que tudo indica não vai manter a designação – apenas o posicionamento de mercado, na entrada de gama.
É uma notícia veiculada pela publicação britânica especializada Autocar, que cita fontes por dentro do assunto. O novo modelo será de cinco portas, em formato de ‘hatchback’, tendo por base a nova plataforma MMA.
E será um automóvel versátil, uma vez que é expectável que tenha motorizações elétricas, mas também a combustão. A concorrência espera-se forte neste segmento, para um veículo que – escreve a Autocar – marca uma ‘marcha-atrás’ da Mercedes na estratégia de se focar em carros de luxo e lucro elevado, em vez de grandes volumes de produção.
Desta forma, o fabricante alemão poderá ter uma abordagem mais flexível a um período descrito pela ACEA – Associação de Construtores Automóveis Europeus – como “cada vez mais imprevisível”.
A eletrificação do automóvel, guerras tarifárias e o diversificar e aumento da concorrência são alguns dos desafios atuais. No fim da primeira metade deste ano, a produção automóvel voltou a descer na União Europeia.
Ainda vai ter de se esperar até conhecer este futuro Mercedes, que só deverá ser apresentado aproximadamente quando o Classe A sair de cena em 2028.
Também ainda não é conhecido o desenho do carro nem os seus pormenores técnicos, mas tudo indica que será um ‘hatchback’ típico, com algumas dimensões similares à do crossover GLA.
Leia Também: Carros da Mercedes voltarão a ter mais botões físicos: “São melhores”