O Saic H5 foi lançado esta semana na China e já se está a revelar um sucesso de vendas no país. O SUV elétrico da Huawei com a SAIC Motor registou 10.000 encomendas em apenas uma hora após ser lançado e 160 mil em cerca de um mês.
Mas, mesmo antes deste lançamento oficial, o modelo já estava disponível para pré-reservas desde 25 de agosto.
Segundo o CnEVPost, para além deste desempenho na primeira hora após o lançamento, já se registaram mais de 160 mil pré-encomendas do novo H5.
O modelo tem motorização elétrica convencional (BEV), mas também está disponível como elétrico de autonomia alargada (EREV). Custa 159.800 yuan, o equivalente a cerca de 19.170 euros à taxa de câmbio atual.
Dois tipos de motorização
O crossover de tamanho médio tem duas tipologias de motorização diferentes: elétrica, com baterias de 64,6 kWh ou de 80 kWh que fornecem autonomias de 535 km ou 655 km (ciclo CLTC) e potências de 201 ou 241 cv, respetivamente; e a EREV, em que o motor elétrico de 150 kW é complementado com um gerador de 1,5 litros e 97 cv de potência, sendo a bateria de 32,6 kWh. É possível percorrer até 230 km em modo elétrico, sendo a autonomia total de 1.360 km.
Interior e tecnologia
Por dentro, o Saic H5 da Huawei tem um ecrã tátil flutuante de 15,6 polegadas e quase não há botões físicos. Há bandejas para carregamento sem fios de telemóveis. O sistema operativo é o HarmonyOS e há assistente por voz com base em Inteligência Artificial.
O sistema de assistência à condução ADS 4 tem por base um LiDAR, três radares, 12 sensores ultrassónicos e 11 câmaras. O automóvel tem alertas de colisão lateral, traseira e dianteira, entre outras funcionalidades.
Leia Também: Carros elétricos da Huawei chegam à Europa