Em agosto, pelo segundo mês consecutivo, a BYD vendeu mais automóveis do que a Tesla na União Europeia. Estas são duas das principais marcas dedicadas a automóveis elétricos e eletrificados.
As estatísticas refletem a continuidade do declínio da popularidade da Tesla (algo que não acontece só na Europa) bem como a expansão da BYD – que propõe uma gama de automóveis moderna, diversificada e consideravelmente mais competitiva do ponto de vista do preço.
BYD na frente em agosto
Dados da ACEA – Associação dos Construtores Automóveis Europeus mostram que, no mês passado, a BYD matriculou 9.130 viaturas na União Europeia, o que representa um crescimento de 201,3 por cento face ao mesmo mês do ano passado e uma quota de mercado de 1,3 por cento.
No mesmo período, a Tesla registou 8.220 novos veículos, quebrando 36,6 por cento por comparação com agosto de 2024. A quota de mercado desceu para 1,2 por cento.
No mercado europeu que abrange a UE, o Reino Unido e os países EFTA, a BYD cresceu 215,7 por cento em agosto (11.455 vendas) e teve 1,4 por cento de quota de mercado.
Aqui, a Tesla está à frente da BYD. Perdeu 22,5 por cento no que toca a vendas e passou a ter 1,9 por cento de quota de mercado, com 14.831 viaturas.
E no total do ano?
Passados oito meses em 2025, a BYD acumula 67.632 vendas na União Europeia (mais 244 por cento do que no mesmo período do ano anterior). A quota de mercado foi de 0,9 por cento.
A Tesla contrasta: desceu 42,9 por cento com 85.673 automóveis matriculados (1,2 por cento de quota de mercado).
No conjunto UE/EFTA/Reino Unido, a BYD conseguiu comercializar 95.940 veículos de janeiro a agosto, subindo 280,1 por cento além de alcançar 1,1 por cento de quota de mercado.
Já a Tesla conseguiu 133.857 vendas (quebra de 32,6 por cento) e 1,5 por cento de quota de mercado.
Portugal acompanha a tendência europeia
A ACAP – Associação Automóvel de Portugal revelou no início de setembro que, entre os carros elétricos, existiram 384 unidades da BYD matriculadas em agosto no país (mais 39,1 por cento do que em 2024) contra 233 da Tesla (que caiu para terceiro, inclusive atrás da BMW).
No total acumulado dos oito primeiros meses do ano em Portugal, a Tesla está na frente dos novos carros elétricos ao ter vendido 4.605 (menos 25,7 por cento face a 2024). Aqui, é a BYD a estar em terceiro atrás da BMW, com 2.913 automóveis.
Leia Também: BYD ultrapassa Tesla em vendas na Europa em julho