Há novos detalhes sobre o Porsche Cayenne Electric, tendo sido ‘levantado o véu’ do interior deste SUV alemão totalmente elétrico. O modelo poderá ter até 1.000 cv de potência e autonomia a rondar 600 km, equipado com uma bateria de 108 kWh que pode ser recarregada dos 10 aos 80 por cento em 15 minutos.
O ‘Flow Display’ destaca-se a bordo, sendo um ecrã OLED curvo integrado na consola central e com ecrãs tradicionais. É, assim, criada a “maior superfície digital contínua” que já equipou um modelo do construtor de Estugarda. O ecrã do painel de instrumentos, totalmente digital, é OLED de 14,9 polegadas.
É possível incluir um ecrã de 14,9 polegadas opcional para o passageiro, permitindo-lhe controlar o infoentretenimento e o ‘streaming’ de vídeo. Outra opção, em estreia, é o head-up display com realidade aumentada que projeta as indicações de navegação e orientação de faixa no campo de visão do condutor.
Personalização
Porsche Cayenne Electric, visto do banco do passageiro frontal© Porsche AG
Este Cayenne elétrico terá uma extensa gama de opções de personalização, incluindo 13 combinações de cores, quatro pacotes interiores e cinco pacotes de detalhes. Estreiam-se novos materiais, para além do couro clássico, havendo o Race-Tex. com têxtil impresso Pepita.
Em termos de cores, há os novos cinzentos Magnesium Grey e Sage Grey, tal como o Lavender, entre as opções. Acabamentos decorativos em materiais e cores diversas, tal como as costuras contrastantes, rematam as possibilidades de personalização interior.
No âmbito do Porsche Exclusive Manufaktur, será possível o cliente fazer até criações únicas, através do programa Sonderwunsch.
Conforto a bordo
A posição aproximada do condutor do Porsche Cayenne Electric© Porsche AG
Segundo a Porsche, o novo Cayenne Electric surge com mais espaço e um ambiente aprimorado. Os Mood Modes novos influenciam a iluminação, clima, som e funções dos bancos, proporcionando ambientes diferentes a bordo – desde o relaxamento ao usufruto do desempenho total do automóvel.
O tejadilho panorâmico deslizante com ‘Variable Light Control’ contribui para a sensação de espaço, sendo o maior de sempre até agora na gama da Porsche. A forma de abrir não é tradicional: a parte da frente abre de maneira clássica e a parte de trás pode alterar entre os modos ‘Clear’ e ‘Matte’. Há dois modos semi-transparentes extra – Semi (40 por cento da opacidade) e Bold (60 por cento da opacidade).
Os bancos traseiros são ajustáveis eletricamente, sendo assim possível ajustar facilmente para uma configuração mais confortável ou que privilegie o transporte de carga na bagageira. O aquecimento das superfícies abrange bancos e áreas com o suporte para braços e parte dos painéis das portas.
Assistente por voz com IA
A Inteligência Artificial está presente no novo Porsche Cayenne Electric, sendo a base do assistente por voz. O Voice Pilot permite controlar os Mood Modes, o clima e até o aquecimento dos bancos com comandos por voz.
Também é capaz de reconhecer pontos de interesse, moradas e informações relativamente ao trânsito e pode reproduzir serviços de ‘streaming’ e estações de rádio caso o condutor peça.
Outro recurso é a Porsche Digital Key, que permite usar dispositivos como smartphones e smartwatches como chave do carro.
Markus Auerbach, diretor de design interior na Style Porsche, afirmou em comunicado: “O nosso objetivo foi combinar as características nucleares do Cayene e superfícies de exibição recém-desenvolvidas com os recursos da nova Porsche Digital Interaction num pacote geral harmonioso. É inovador, visionário e meticulosamente pensado até ao mais ínfimo detalhe”.
Leia Também: Novo Porsche Cayenne estreia carregamento sem fios
