Está oficialmente aberta a nova fábrica da BMW em Debrecen (Hungria), onde será produzido o novo iX3 a partir deste mês, assim como os futuros modelos ‘Neue Klasse’. A inauguração aconteceu na última segunda-feira, dia 29 de setembro.
A ocasião contou com a presença do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e do presidente da direção da BMW, Oliver Zipse, entre outras individualidades.
A unidade é inédita a vários níveis, sendo a primeira totalmente elétrica da BMW. Será, também, a primeira a operar sem recurso a combustíveis fósseis, e servirá como uma fábrica de rede conjugando as melhores práticas de várias unidades ao nível global.
Esta é, igualmente, a estreia da BMW na Europa Central, que cria mais de 2.000 empregos diretos – para além daqueles que serão criados na cadeia de abastecimento. Foram forjadas, ainda, colaborações com instituições como o Centro de Treino Vocacional de Debrecen.
As instalações húngaras prometem reduzir consideravelmente as emissões de gases poluentes, com a produção do novo BMW iX3 a gerar cerca de 80 kg de CO2e. Os processos de produção foram completamente digitalizados e contam com Inteligência Artificial. Lá, também serão produzidas as baterias de alta voltagem.
“Um fator decisivo”
Oliver Zipse afirmou em comunicado: “Na nossa rede de produção global, a nossa nova fábrica em Debrecen é pioneira: é a nossa primeira fábrica totalmente elétrica, o primeiro local de produção a operar inteiramente sem combustíveis fósseis e o primeiro a construir veículos para a ‘Neue Klasse’. Isto torna a nossa fábrica em Debrecen num fator decisivo para o sucesso futuro do Grupo BMW”.
O dirigente frisou, ainda, a mensagem que esta nova fábrica representa: “A abertura também envia um sinal forte: estamos a alargar a nossa pegada no nosso continente e a reafirmar o nosso compromisso para com a Europa como um local forte e competitivo para a indústria”.
Leia Também: Já há data para o novo BMW iX3 entrar em produção. Fábrica é inovadora
