O ano de 2025 está a ser difícil para a Tesla, que regista descidas de vendas mensais em vários países, por comparação dom 2024. Em setembro, essa tendência foi contrariada pela primeira vez este ano na Dinamarca e em França.
Dados locais citados pela agência Reuters mostram que no último mês o fabricante americano de carros elétricos ‘disparou’ 20,5 por cento nas vendas na Dinamarca face a 2024, enquanto em França a subida foi de 2,74 por cento.
Na Noruega, a Tesla continuou a crescer, desta feita 14,7 por cento. No seu pior mercado europeu, que é a Suécia, desceu significativamente – 64 por cento. É o oitavo mês consecutivo em queda por comparação com o ano passado. No entanto, foram lá registados 1.726 carros em setembro, contra apenas 210 em agosto.
As dificuldades da Tesla na Europa
Os últimos meses não têm sido fáceis para a Tesla. O Model Y de 2020 foi o último modelo totalmente novo lançado e, desde então, as novidades têm-se resumido a atualizações – incluindo uma ao Model Y introduzida em junho na Europa.
Para já, não se reflete numa melhoria generalizada das vendas. A concorrência chinesa, moderna e a preços apetecíveis, a gama envelhecida e curta e as controvérsias do proprietário, Elon Musk, com a sua incursão pela polémica são fatores que não ajudam à causa da Tesla no ‘Velho Continente’.
A Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) divulgou recentemente as estatísticas do mercado automóvel relativas a julho.
No documento, é possível constatar que, no sétimo mês do ano, a BYD superou a Tesla pela segunda vez consecutiva – vendeu 9.130 automóveis na União Europeia, contra 8.220 novas matrículas do fabricante americano.
Já no conjunto dos sete primeiros meses de 2025, a Tesla mantém-se na frente da BYD na UE (85.673 novos registos contra 67.632 do construtor chinês).
Leia Também: Hacker divulga dados sobre o futuro Tesla Model Y acessível
