Sem categoria Conheça o novo Aston Martin DB12 S que chega aos 700 cv e 325 km/h

Conheça o novo Aston Martin DB12 S que chega aos 700 cv e 325 km/h


novo Aston Martin DB12 S é o mais recente carro de alto desempenho do construtor de Gaydon. Deriva do DB 12, dando continuidade a uma tradição iniciada em 1953 com o DB3S.

 

Motor biturbo V8 mais potente

O automóvel tem uma versão mais potente do motor biturbo V8 4,0 litros da Aston Martin, capaz de debitar 700 cv de potência às 6.000 rotações por minuto (um aumento de 20 cv). O binário atinge os 800 Nm entre as 3.000 e as 6.000 rotações por minuto e a velocidade máxima é de 325 km/h.

De série, o Aston Martin DB12 S vem com um sistema de escape desportivo em aço inoxidável, que aprimora o som do carro. Há uma variante opcional em titânio, com a qual o ‘rosnar’ do motor é elevado em 1,5 decibéis. O peso é 11,7 kg menor.

O tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 3,5 segundos no Coupé e de 3,6 segundos no Volante, havendo calibrações específicas para o sistema de controlo de arranque (Launch Control) e para o pedal do acelerador – que tem uma sensação mais progressiva e um novo mapeamento específico do drive-by-wire.

Design

Aston Martin DB 12 S© Aston Martin  

Disponível em versões Coupé e Volante, ao nível de design, o novo Aston Martin DB12 S tem um novo ‘splitter’ dianteiro duplo e novas grelhas no capot acabadas em preto brilhante – ou, opcionalmente, em fibra de carbono com padrão diagonal.

Estes elementos contribuem não só para um aspeto mais desportivo, como também têm a missão de aprimorar o desempenho: o ‘splitter’ gera carga aerodinâmica e direciona o fluxo de ar para o interior e ao redor das cavas das rodas, enquanto as grelhas do capot ajudam a extrair o ar quente do motor.

As saias laterais têm novos elementos em preto brilhante que dão continuidade à linha formada pelo novo ‘splitter’. Atrás, há um ‘spoiler’ fixo e um novo difusor que reduz a inclinação e dá espaço para os tubos de escape. Estes encontram-se rodeados de um para-choques mais amplo.

Tal como é tradição da Aston Martin nos modelos S, os emblemas alusivos foram colocados em localizações chave da carroçaria – nos guarda-lamas, forjados à mão em cromado brilhante ou escuro complementado com esmalte de vidro vermelho. A pintura padrão é Signature Metallic.

Afinações no chassis

Também o chassis do novo Aston Martin DB12 S tem ajustes próprios, com o intuito de aumentar a sensação de agilidade do veículo, tal como a ligação e precisão do condutor. Assim, os amortecedores Bilstein DTX têm mudanças no software para melhorar a capacidade de rolamento e inclinação.

Encontram-se afinações aprimoradas do diferencial eletrónico (E-diff) e da calibração da direção. Os travões são de carbocerâmica de série, com ABS, assegurando um maior desempenho de travagem e uma maior capacidade térmica, para além de reduzirem o peso não suspenso em 27 kg.

Há o mais recente sistema de controlo de travagem em curva com função preditiva e Controlo Integrado de Derrapagem dos Travões, que ajuda a um comportamento previsível, preciso e consistente nas curvas – seja nas estradas mais diversas, seja em pista.

Por dentro

Vista geral da parte frontal do interior do Aston Martin DB 12 S© Aston Martin  

No interior, o Aston Martin DB12 S possui volante desportivo aquecido forrado a Alcantara e três tipos de acabamentos à escolha: couro Accelerate e Alcantara; couro Inspire S semi-anilino e Alcantara; e couro Inspire S semi-anilino integral. Os bancos da frente são elétricos Sport Plus, com 16 ajustes possíveis. Há sistema de som Bowers & Wilkins.

O controlador rotativo do modo de condução em metal tem um acabamento anodizado em vermelho, que condiz com os cintos de segurança. As costuras são contrastantes e os encostos de cabeça são bordados – incluindo as famosas asas da Aston Martin, incorporadas através de uma técnica pioneira para o setor. Os bancos Performance em fibra de carbono fazem parte do equipamento opcional. A bagageira tem 206 litros de capacidade no Volante e 262 litros no Coupé.

Assistências à condução

O condutor tem ao dispor cinco modos de condução (Wet, GT, Sport, Sports+ e Individual), assim como um vasto leque de sistemas de assistência à condução (ADAS).

O pacote inclui monitorização do ângulo morto, assistência de manutenção na faixa, avisos de saída de faixa e de colisão frontal, travagem autónoma de emergência, assistência de atenção do condutor, cruise control adaptativo, assistência de tráfego cruzado atrás, reconhecimento de sinais de trânsito e função de ‘stop & go’.

O equipamento continua no sistema de visão Surround 360º 3D, incluindo ainda assistência de saída da porta, máximos automáticos e controlo de máximos Matrix. Entre as ajudas à condução, destaque para a assistência de travão hidráulico e para o controlo de tração.

Disponibilidade

A Aston Martin já abriu as encomendas do novo DB12 S, mas as entregas só deverão começar nos primeiros três meses do próximo ano.

Leia Também: Este Aston Martin de Daniel Ricciardo pode ser seu (por milhões de euros)

Related Post

Generated by Feedzy