Está de volta o Cupra Formentor VZ5, com um motor de cinco cilindros. O crossover SUV ganha, assim, uma nova variante de alto desempenho, mas de produção limitada a 4.000 unidades em todo o mundo.
O propulsor de cinco cilindros 2,5 litros TSI (a gasolina) debita 390 cv de potência e 480 Nm de binário, tendo sido recalibrado. Está associado a uma caixa automática DSG de sete velocidades e dupla embraiagem, sendo um automóvel de tração integral.
A acompanhar o caráter mais desportivo do motor, está o design. Um para-choques e um ‘splitter’ à frente com o logótipo VZ5, assim como cavas das rodas mais amplas e um para-choques e difusor aprimorados atrás distinguem o Cupra Formentor VZ5 visualmente.
As ponteiras do sistema de escape são em cobre, enquanto as jantes em liga medem 20 polegadas. Há cinco opções de cores: preto Midnight Black; Dark Voide; Magnetic Tech Matt; bronze Century Bronze Matt; e cinzento mate Enceladus Grey Matt.
Por dentro, a Cupra dotou o Formentor VZ5 de bancos CupBucket e de uma iluminação interior condizente com a postura desportiva, entre outros detalhes. Uma das grandes novidades é que esta será a primeira vez que estará disponível com condução à esquerda e à direita, pelo que poderá entrar numa maior diversidade de mercados – incluindo o Reino Unido.
Disponibilidade
O Cupra Formentor VZ5 só começará a ser produzido no primeiro trimestre do próximo ano, não tendo sido anunciada uma data concreta para chegar ao mercado. A produção vai decorrer em Barcelona, assim como todo o processo de conceção e desenvolvimento.
Sven Schuwirth, vice-presidente executivo da Cupra para vendas, marketing e pós-vendas, comentou: “O regresso do Cupra Formentor VZ5 é uma afirmação ousada do nosso compromisso para com o desempenho e emoção. Com o seu icónico motor de cinco cilindros, este modelo incorpora a essência da Cupra – ousada, não convencional e guiada pela paixão”.
Leia Também: Cupra apresentou edições exclusivas para quatro modelos
