O Kia EV3 serve de ‘laboratório’ para o primeiro teste público da tecnologia de passaporte de bateria ao nível celular. Esta é uma forma de ter dados precisos acerca do estado das baterias. O ensaio tem a coordenação da Universidade de Tecnologia de Delft (Países Baixos), em conjunto com o Hyundai Motor Group.
O exemplar tem um sistema de monitorização de células de bateria, tendo sido enviado para a Alemanha em fevereiro passado. Tem a capacidade de monitorizar e transmitir dados em tempo real sobre cada célula individual. As informações seguem, então, para o passaporte de bateria digital, acessível a mecânicos, reguladores e utilizadores.
Assim, é possível aceder rapidamente ao estado de saúde (SoH) de uma bateria através do sistema de infoentretenimento a bordo do automóvel. O teste contou com a colaboração com o projeto DataPipe e da empresa ARN, financiado pela União Europeia.
Segundo o fabricante sul-coreano, são fornecidos dados em tempo real sobre cada célula, permitindo ter “uma rastreabilidade mais detalhada” e completa “ao longo de todo o ciclo de vida das baterias”.
No entender da empresa, este passaporte de bateria vai resultar num maior nível de confiança no momento da compra e venda de automóveis elétricos, para além de garantir “uma maior conformidade no valor para o cliente”.
Por outro lado, são obtidos diagnóstico para reparação e são identificados eventuais problemas de manutenção que, assim, podem ser resolvidos atempadamente. O resultado é “um tempo de vida útil superior e menores custos ao longo prazo”.
Como a monitorização se estende às células específicas individualmente, é possível substituí-las em vez de ter de trocar módulos inteiros.
No que toca ao fim de vida das baterias, a solução agora testada pela Kia em estradas públicas europeias vai facilitar mantê-las no mercado durante mais tempo.
A União Europeia vai passar a exigir um passaporte de bateria a partir de 2027, mas o construtor diz que irá mais além dos requisitos ao disponibilizar “dados adicionais relativos à segurança”. A tecnologia deverá ser aplicada a todos os elétricos e híbridos elétricos na Europa até fevereiro de 2027.
Atualmente, a Kia já tem uma equipa interna dedicada, apostando no desenvolvimento próprio de um serviço de passaporte de bateria.
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