A Ferrari tem um novo modelo único (‘one-off’). É o SC40, percebendo-se facilmente pelo design que é inspirado no lendário F40. No entanto, a sua base é o moderno 296 GTB, lançado originalmente em 2021.
Concebido pelo Centro Stile sob direção de Flavio Manzoni, o SC40 é, segundo o fabricante, uma homenagem através de “um design inteiramente novo e único“. Um dos elementos que rapidamente o distingue é a inscrição SC40 gravada em relevo na parte lateral da asa – o que remete para o F40.
“Inspirado no design industrial”
Logótipo SC40 gravado na asa traseira© Ferrari
A intenção não foi reinterpretar ao pormenor o supercarro lançado em 1987. O novo automóvel tem um tema estilístico “inspirado no design industrial”, com linhas contemporâneas e geométricas. O seu nariz é longo e está em posição baixa. A asa traseira fixa é alta, estendendo-se verticalmente a partir do capot.
Por baixo desse capot, parcialmente transparente em Lexan fumado com aberturas, está um motor V6 3,0 biturbo montado em posição central traseira – o mesmo que equipa o 296 GTB. É um sistema híbrido, com potência máxima de 830 cv e 740 Nm de binário, sendo a bateria de 7,45 kWh. A transmissão consiste numa caixa F1 DCT de oito velocidades. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 2,9 segundos, sendo a velocidade máxima superior a 330 km/h.
O sistema de escape central é fabricado em impressão 3D, incluindo ponteiras em titânio e fibra de carbono. As luzes traseiras são um elemento que remete para o Ferrari 296 GTB. Já as partes laterais incluem as admissões de ar do intercooler, que reinterpretam a conduta NACA, ao passo que a dianteira é caracterizada pelos faróis integrados numa cápsula em preto.
A pintura é num branco desenvolvido em específico para o Ferrari SC40 (o SC40 White). Esta decoração contrasta com os elementos em preto, em particular na dianteira e traseira do automóvel
Interior aposta no kevlar
A Ferrari optou por utilizar extensivamente o kevlar no interior do SC40, remetendo ao F40 de 1987. A combinação carbono-kevlar foi alvo de uma reinterpretação, sendo utilizada para os apoios dos pés, atrás dos bancos e em partes dos tapetes, tal como no volante e no painel de instrumentos, compartimento do motor e espaço para armazenamento.
Os estofos combinam Alcantara e tecido técnico vermelho Jacquard. Os apoios para cabeças têm o clássico ‘Cavallino Rampante’, com os encostos a possuírem o logótipo SC40 bordado.
Percorra a galeria no topo do artigo e veja as imagens do Ferrari SC40.
Leia Também: Ferrari tem nova pista de testes (construída em quatro meses)
