A tecnologia de baterias para carros elétricos tem vindo a progredir, e a Chery propõe um equipamento que pode resultar em 1.300 km de autonomia no mundo real.
Segundo o Car News China, numa conferência que decorreu no último sábado (18 de outubro), a fabricante chinesa apresentou o seu primeiro módulo de bateria de estado sólido com 600 Wh/kg de densidade energética.
O Chery Solid-State Battery Research Institute ficou encarregue do desenvolvimento desta tecnologia, que em teoria pode resultar numa autonomia de 1.500 km – embora em contexto de condução real se deva ficar pelos 1.300 km, segundo as estimativas apresentadas.
O plano é que os testes piloto comecem já no próximo ano, antes de expandir gradualmente a aplicação desta tecnologia de baterias em 2027. Além da Chery, também as igualmente chinesas BYD e a CATL querem começar a produção em pequena escala de baterias de estado sólido nos próximos anos.
Esta bateria proposta pela Chery inclui um sistema de eletrólito sólido polimerizado no local e um material de cátodo de manganês rico em lítio.
As baterias de estado sólido são uma das soluções mais estudadas atualmente pela indústria automóvel, graças ao seu potencial. Podem permitir responder a desafios das baterias de eletrólito líquido mais comuns atualmente. Prometem a possibilidade de carregamentos mais velozes e autonomia maior, mas também se assumem como mais seguras.
Leia Também: Rimac quer bateria de estado sólido em 2030. ‘Sonha’ estrear num Bugatti
