Sem categoria Verstappen está quase a depender só de si para ser campeão

Verstappen está quase a depender só de si para ser campeão


Com a terceira vitória em quatro corridas, Max Verstappen voltou a aproximar-se da liderança do Mundial de Fórmula 1. O piloto saiu do GP dos Estados Unidos da América em Austin a 40 pontos de Oscar Piastri, que continua na frente.

 

O holandês, que foi campeão consecutivamente entre 2021 e 2024, pode agora aspirar ao quinto título seguido – algo que após o GP dos Países Baixos, tendo em conta os 104 pontos de distância para a liderança do campeonato.

Mas, graças à forma recente e ao momento menos bom de Oscar Piastri (McLaren), Verstappen tem chances cada vez mais reais de ser campeão. E está quase a ficar numa situação de não depender de mais ninguém.

Faltam cinco Grandes Prémios, dois deles com corridas Sprint. Nas contas deste artigo, partimos sempre do princípio que o homem da Red Bull faz a sua parte para poder ter ambições de ser campeão – ou seja, que ganha todas as corridas, Sprint incluídas. Aí, terminará com 447 pontos.

Caso Piastri fique sempre em segundo lugar, será campeão com 450 pontos. Por isso, o mínimo deslize do australiano entre a Cidade do México e Abu Dhabi poderá fazer com que Verstappen passe a não depender de resultados de rivais para ser campeão.

De facto, se Verstappen ganhar tudo o que há a ganhar nas cinco etapas que faltam no calendário, a margem de erro de Piastri é um quinto lugar numa corrida Sprint. Nesse cenário, sendo segundo nas corridas principais e segundo na outra Sprint, o australiano somaria 448 pontos. Ou seja, seria campeão por um ponto se Verstappen vencesse sempre.

E se Oscar Piastri for terceiro numa corrida principal, mas acabar todas as outras em segundo (incluindo as Sprint) atrás de Verstappen? Nessa situação, os dois acabariam empatados com 447 pontos, mas com vantagem para Verstappen pelo número de vitórias.

Quanto a Lando Norris, que também ainda está à frente do holandês, se ficar sempre em segundo lugar nas corridas que faltam, somará 436 pontos. E, no cenário de só Verstappen ganhar corridas até ao fim do ano, a partir do momento em que Norris for segundo numa corrida principal, o tetracampeão fica dependente apenas de si – tendo em consideração as contas apresentadas sobre Piastri.

Leia Também: Max Verstappen vence GP dos Estados Unidos e recupera pontos aos rivais

Related Post

Generated by Feedzy