O Mundial de Fórmula 1 continua já no próximo fim de semana. O GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, segue-se na agenda de uma época que entra na fase final com tudo por decidir no campeonato de pilotos.
A McLaren já arrebatou o título de construtores há algumas semanas, mas o de pilotos está cada vez mais em aberto – com três reais candidatos a alcançá-lo.
Piastri continua no topo
Oscar Piastri está há vários meses na liderança do campeonato. O piloto da McLaren atravessa, agora, uma fase mais complicada – não conseguiu qualquer pódio nas últimas três rondas.
A margem face ao colega de equipa, Lando Norris, está a encurtar e é agora de 14 pontos. Piastri está, por isso, obrigado a reagir para não se arriscar a perder a posição que há tanto tempo conserva.
Norris, por seu turno, tem estado em bom momento de forma, com três pódios nas últimas quatro etapas, mas já não vence desde a Hungria.
Em terceiro está Max Verstappen. Com três vitórias e um registo imaculado de resultados no ‘top 2’ após a pausa de verão, o homem da Red Bull está agora a apenas 40 pontos da liderança.
No fim de agosto, após o GP dos Países Baixos, a distância era superior a 100 pontos. Agora, Verstappen está quase numa situação de não depender de resultados de rivais para chegar ao quinto título consecutivo. Tendo em conta o seu estado de forma recente, é um dos favoritos no México.
Mercedes lidera luta a três pelo segundo lugar do Mundial
A Mercedes está em segundo no Mundial de construtores e já mostrou ser capaz de vencer, por intermédio de George Russell – que terminou no lugar mais alto do pódio por duas vezes este ano. A última delas foi recentemente, no GP de Singapura. O britânico encontra-se em quarto entre os pilotos e, matematicamente, ainda pode ser campeão. No entanto, os 94 pontos que o separam do comando tornam essa possibilidade praticamente irrealista.
A Ferrari chega à Cidade do México depois de uma das suas melhores prestações do ano, com Charles Leclerc em terceiro e Lewis Hamilton em quarto no GP dos Estados Unidos da América.
A equipa conseguiu, assim, colocar-se a sete pontos do segundo posto da Mercedes no campeonato de construtores. Na luta está também a Red Bull, atual terceira classificada a dez pontos da Mercedes.
Os horários
O GP da Cidade do México segue o formato normal, sem corrida Sprint, pelo que há uma sexta-feira com dois treinos livres, seguida de um sábado com terceiro treino livre e qualificação. Como é habitual, o domingo fica reservado exclusivamente à corrida principal.
Os horários são pela hora de Portugal Continental (menos uma hora nos Açores) e consideram a entrada em vigor do horário de inverno na madrugada de sábado para domingo.
Sexta-feira, 24 de outubro
19h30-20h30: Treino livre 1
23h00-00h00: Treino livre 2
Sábado, 25 de outubro
18h30-19h30: Treino livre 3
22h00-23h00: Qualificação
Domingo, 26 de outubro
20h00: Corrida
Leia Também: Jogada de risco? McLaren rejeita piloto ‘prioritário’ na luta pelo título
