A Chery International está focada em motorizações eletrificadas, mas não deixa de desenvolver motores de combustão. Agora, revelou um propulsor particularmente eficiente, durante uma cimeira recentemente organizada pela empresa.
De acordo com o fabricante, este tem uma eficiência térmica de 48 por cento, enquanto habitualmente é entre 38 e 45 por cento. Isto permitirá reduzir o consumo de combustível, uma vez que se estima que a cada subida de um por cento na eficiência térmica, o uso de gasolina diminui cerca de 2,5 por cento.
No entender da Chery International, que continua a ter as viaturas elétricas no núcleo da sua atividade, este avanço poderá permitir que o custo de utilização de automóveis híbridos fique mais perto daquele que está associado a viaturas 100 por cento elétricas.
A produção em série deste novo motor deverá começar em 2027. As melhorias na eficiência térmica foram conseguidas através de um rácio de expansão ultra-alto de 26:1, aplicação de revestimentos térmicos de alta eficiência, inclusão de mecanismos avançados de manivela de ligação tripla hiperbólica e de uma taxa de recirculação de gases de escape de 35 por cento.
Plataforma ‘Super Hybrid System’
Por outro lado, o evento expôs a mais recente plataforma híbrida plug-in da Omoda&Jaecoo (marca da Chery International) – a ‘Super Hybrid System’ (SHS). Consiste num motor de 1,5 litros TDGI a diesel com uma eficiência térmica de 44,5 por cento.
Em mundo real, apresenta consumos urbanos de 5,99 litros por cada 100 km, estando associada a uma bateria que permite percorrer até 90 km em modo totalmente elétrico. Há capacidade bidirecional Vehicle-to-Load (V2L).
Esta bateria foi aprimorada, também, do ponto de vista da segurança ao nível de resistência aos impactos e ao calor, para além de se desligar rapidamente no caso de colisão.
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