Muitos dos automóveis modernos estão equipados com cruise control – que ajuda o condutor ao manter uma velocidade desejada. Mas deverá ser utilizado em todas as condições atmosféricas?
Este recurso permite ao condutor selecionar uma velocidade específica, que o veículo tenta manter sempre por si só e de forma constante – não tendo uma visão crítica sobre os potenciais riscos existentes. Por um lado, diminui o grau de exigência da condução e facilita, por exemplo, o cumprimento de limites de velocidade.
Mas, por outro, tem perigos associados ao não ter o pensamento e reação como a de um ser humano. O Automóvel Club de Portugal (ACP), sublinha que em condições de chuva (ou adversas no geral, incluindo nevoeiro) é recomendável que o condutor tenha total controlo a cada momento.
A publicação australiana Drive cita um instrutor de condução que diz que o cruise control também não deve ser ativado quando a estrada tem neve ou gelo. E uma recomendação geral é que, em situações de hidroplanagem, desligue imediatamente este apoio para controlar totalmente o automóvel.
Do ponto de vista dos níveis de atenção, com esta ajuda ativa, o condutor também pode ‘relaxar’ – tendo um maior tempo de reação. A Universidade de Estrasburgo realizou um estudo em 2013 que mostrou que os tempos de reação foram cinco segundos superiores com cruise control, por comparação com a condução sem essa ajuda.
Um outro estudo, de 2011, publicado na National Library of Medicine nos Estados Unidos da América, sugere que “existiram tempos de reação com atraso em situações críticas como curvas estreitas ou bancos de nevoeiro“. Este incidiu sobre o comportamento do condutor com cruise control, mas foi feito em simulador de condução.
É, pois, recomendável que em cenários difíceis e exigentes mantenha sempre o controlo nas suas mãos (e pés), não o ‘delegando’ aos sistemas de ajuda do automóvel para que as ações e reações sejam as adequadas a cada momento.
Para além das condições atmosféricas adversas, o mesmo se aplica a situações de maior intensidade de tráfego, estradas mais estreitas e/ou sinuosas, planos muito inclinados ou quando há possíveis perigos inesperados ou pontos cegos na via. Também não deve ativar o cruise control se se sentir cansado, segundo o ACP.
Leia Também: ‘Aquaplaning’. Como evitar este perigo dos dias de chuva
