Quem já conduziu um automóvel elétrico, sabe que há sensações habituais dos modelos de combustão que faltam – não só ao nível da condução em si, como também dos sentidos do corpo humano.
Alguns fabricantes têm implementado sistemas que simulam a sonoridade dos motores de combustão. A BMW tem os Iconic Sounds em alguns dos seus modelos, que conferem uma experiência auditiva distinta sem reproduzirem o som de motorizações. Ao nível olfativo, a Kia Finlândia propõe, agora, uma solução. De lembrar que o construtor coreano tem uma forte ofensiva na eletrificação da sua gama.
O importador da marca naquele país anunciou a criação de um ambientador para automóvel com fragrância de gasolina em parceria com Max Perttula. Com o formato de ‘jerrican’, está disponível como uma edição limitada para quem comprar um Kia EV4 novo.
Citado pelo site Tyyli Nieka, o perfumista fala de “um ambientador que lembra uma oficina mecânica“, num aroma com base de óleo de motor, mas também com “nota metálica” e até “um toque de alcatrão de bétula e gálbano”.
No LinkedIn, a Kia Finlândia escreveu: “Desistir de um carro com motor de combustão interna pode parecer um grande passo, assim como desistir de muitas outras coisas familiares. É por isso que quisemos trazer um toque de familiaridade e humor para a transição, com a ajuda de um perfume para carro que cheira a gasolina. A fragrância para carros foi projetada pelo perfumista único finlandês, Max Pertulla”.
Esta campanha, segundo a Kia finlandesa, pretende “tornar a transição para carros elétricos o mais fácil possível”.
Leia Também: Kia quer crescimento ambicioso da produção de carros elétricos na Europa
