Já são 14 milhões os automóveis da BYD que saíram das linhas de montagem do fabricante chinês – que lidera o mercado interno e está dedicado a modelos eletrificados (elétricos e híbridos).
A unidade 14 milhões saiu, simbolicamente, da nova linha de montagem em Camaçari (Brasil), durante a cerimónia de inauguração da mesma esta quinta-feira (23 de outubro).
Na ocasião, esteve presente o presidente daquele país, Lula da Silva, tal como altos dirigentes do construtor – incluindo o fundador e diretor-executivo, Wang Chuanfu.
Este BYD 14 milhões tem, também, “o primeiro motor híbrido plug-in do mundo movido a biocombustível”, segundo garante o líder do fabricante.
Super Híbrido plug-in a biocombustível
O automóvel em causa é a edição especial BYD Song Pro COP30. Desenvolvido em específico para o Brasil, é um Super Híbrido plug-in com motor de 1,5 litros que pode ser alimentado “com qualquer proporção de gasolina e etanol”. Conta com tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), sendo que o propulsor serve sobretudo como gerador de energia para a bateria. Assim, o funcionamento é sobretudo em modo 100 por cento elétrico.
Fábrica brasileira pode chegar às 600 mil unidades/ano
Quem também esteve na cerimónia foi Stella Li, vice-presidente executiva global e diretora-executiva para as Américas e Europa, e o diretor-executivo da BYD Brasil, Tyler Li – entre outros.
A fábrica de Camaçari, no estado da Bahia, tem capacidade para produzir 150 mil exemplares por ano, expandindo-se depois para 300 mil. O objetivo é, depois, duplicar essa capacidade de produção para até 600 mil automóveis por ano.
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