Sem categoria Campeão de ralis bateu recorde mundial ao fazer 2.800 km sem abastecer

Campeão de ralis bateu recorde mundial ao fazer 2.800 km sem abastecer


Habituado às emoções dos ralis, o campeão europeu deste ano, Miko Marczyk, também é um condutor frequente fora do contexto da competição. São mais de 120 mil quilómetros que percorre todos os anos.

 

E uma das suas prioridades nas estradas é exercer uma condução eficiente: “Começámos a testar com amigos como é que os carros económicos poderiam ser e começámos a competir de forma amigável”.

Foi, então, surgindo a ideia de bater o recorde mundial de distância percorrida com um único depósito de combustível. Agora, concretizou-a – não com o Skoda Octavia 2.0 TDI que conduzia na altura em que tudo começou, mas com o novo Superb que recebeu em novembro de 2024. Depois de o ter, familiarizou-se com o carro e começou a tentar bater o recorde em março passado.

Marczyk foi capaz de percorrer 2.831 km neste Superb de quarta geração sem reabastecer o depósito. A média de gasto de gasóleo foi de 2,61 litros por 100 quilómetros, quando os consumos combinados anunciados são de 4,8 litros por 100 quilómetros.

Será este um feito que precisa de qualificações especiais? No entender do polaco, não propriamente: “Até um condutor normal pode muito facilmente atingir valores abaixo dos dados anunciados pelo construtor“.

Para uma condução eficiente, Miko Marczyk aconselha a manter sempre a pressão ideal dos pneus, repouso adequado, antecipar tráfego, minimizar travagens e fazer acelerações suaves e aproveitar o vento favorável se existir essa possibilidade. Também se deve usar o modo Eco nos carros que o têm.

O automóvel do recorde

Este recorde foi batido com um Skoda Superb de quarta geração. Está equipado com um motor 2.0 TDI a diesel com 150 cv de potência e 360 Nm de binário. A caixa é automática de dupla embraiagem DSG.

A configuração deste exemplar em específico é a do pacote Essence, com jantes de 16 polegadas. Houve uma alteração que Miko Marczyk lhe fez, ao instalar molas Sportline. O chasiss foi rebaixado em 15 milímetros, traduzindo-se em ganhos aerodinâmicos. Os pneus também são diferentes dos originais.

Leia Também: Skoda Fabia 130 celebra aniversário com inspiração desportiva

Related Post

Generated by Feedzy