Sem categoria Honda Prelude está de volta 25 anos depois. É agora um desportivo híbrido

Honda Prelude está de volta 25 anos depois. É agora um desportivo híbrido


Passaram-se 25 anos desde o fim da quinta geração do Honda Prelude. O modelo regressa, agora, com a sua sexta geração e no estilo coupé – o Prelude e-HEV híbrido.

 

Amplo e com uma postura baixa, possui tecnologia de suspensão vinda do Civic Type R, assim como amortecedores ativos e o Agile Handling Assist (AHA). A suspensão traseira é do tipo multi-link e o sistema de travagem é da Brembo. O automóvel propõe um sistema de amortecimento ativo às quatro rodas.

Motorização

A motorização ‘full hybrid’ inclui um motor a gasolina 2,0 litros e dois motores elétricos. O conjunto debita 184 cv de potência. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 8,2 segundos. A bateria é de iões de lítio.

O Honda i-MMD de multi-modos de propulsão proporciona três modos: totalmente elétrico (EV Drive Mode), híbrido (Hybrid Drive Mode, com o gerador impulsionado pelo motor de combustão a alimentar o motor elétrico) e modo de combustão (Engine Drive Mode) com o motor de combustão a ligar-se às rodas diretamente.

O automóvel seleciona automaticamente o modo mais adequado. Já o condutor escolhe entre os sete níveis de travagem regenerativa em patilhas no volante, para além de poder selecionar quatro modos de condução diferentes: Comfort, GT, Sport e Individual. O botão para tal está atrás do Honda S+ Shift na consola central.

O Honda S+ Shift é uma estreia absoluta. Este é um recurso que simula o som e as sensações de trocas de relações de uma transmissão automática.

Design exterior

A parte traseira e a lateral do Honda Prelude© Honda  

A Honda quis que o novo Prelude seguisse a simplicidade dos planadores modernos, dotando-o de uma silhueta elegante. O ‘nariz’ é baixo e aguçado e os faróis LED são finos. Encontra-se uma grelha cromada em preto, para-choques inferior escuro e arcos das rodas alargados.

O novo Prelude inclui um ‘spoiler’ inferior dianteiro por baixo do para-choques, que ajuda a orientar e controlar o ar sob o carro e através das caixas das rodas.

Atrás, há uma barra que se estende na sua largura, contribuindo para um aspeto de coupé desportivo em conjunto com a linha de tejadilho baixa. O acabamento vertical azul junto dos para-choques (à frente e atrás) pretende criar a sensação de fluidez. A superfície plana na base da tampa do porta-bagagens pretende ser uma área de pressão aerodinâmica positiva, que ajuda a impulsionar a traseira do carro para a estrada.

A vista lateral propõe uma estética contemporânea, incluindo saídas de ar atrás das rodas frontais. Os puxadores das portas estão integrados, têm sensores táteis e são iluminados. Os espelhos retrovisores estão diretamente montados nas portas da frente. O painel de ‘bolha dupla’ na parte de cima remete para os carros de alto desempenho clássicos.

A iluminação inclui faróis LED à frente, luzes diurnas com um novo desenho e luzes traseiras a toda a largura em LED. Em termos de decoração, há quatro cores: branco Moonlit White Pearl, cinzento metálico Meteoroid Grey Metallic, preto Crystal Black Pearl e azul Racing Blue Pearl. As jantes de 19 polegadas de multi-raios fazem parte do equipamento de série, destacando-se ainda as pinças de travão azuis.

O interior

Por dentro do novo Honda Prelude© Honda  

Quem entra no novo Honda Prelude, vê um tablier horizontal numa posição baixa. As linhas são igualmente modernas, com o fabricante a propor espaço e conforto seja em deslocações matinais ou em viagens mais longas, tal como em incursões ‘cross-country’.

Os pilares A têm um novo design que ajuda a reduzir os ângulos mortos, enquanto o painel de instrumentos consiste num ecrã digital de 10,2 polegadas. O volante é em couro.

O nome ‘Prelude’ está bordado no painel à frente do passageiro da frente, num automóvel que inclui acabamentos em dois tons (branco/azul ou preto/azul). O banco do condutor tem apoios laterais que reforçam o suporte estrutural e garantem um amortecimento mais firme. Já o do passageiro tem apoios laterais mais baixos e suaves, privilegiando o conforto para além de facilitar a entrada e saída.

Comum a ambos os bancos é a tecnologia de estabilização corporal e o design do encosto alto adaptado. A consola central é ampla, tendo botões para controlos como a seleção de mudanças, seleção do modo de condução e o botão Honda S+ Shift.

O novo Honda Prelude pode acomodar até quatro ocupantes, tem carregador sem fios para smartphone, tomadas USB-C e dois suportes para copos na consola central. Com os bancos traseiros rebatidos, há até 663 litros de capacidade de carga.

A interface de infoentretenimento está disponível através de um ecrã tátil de nove polegadas, que também pode ser controlado por voz. É possível estabelecer ligação com smartphones através de Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema de som foi desenvolvido em conjunto com a Bose.

Assistências e segurança

Novo Honda Prelude em estrada© Honda  

Para a sua sexta geração, o Honda Prelude foi equipado com o Honda Sensing. Diversos sensores e radares apoiam o funcionamento de diversos recursos de apoio à condução e incremento da segurança.

São os casos do sistema de informação do ângulo morto, monitorização de tráfego cruzado, assistente em engarrafamento, alerta de colisão frontal, reconhecimento de sinais de trânsito ou do sistema de travagem de mitigação pós-colisão aprimorado.

O cruise control adaptativo, o sistema de mitigação de saída de estrada e o assistente de manutenção na faixa de rodagem têm calibrações diferentes para corresponderem ao estilo de condução de um coupé desportivo.

Leia Também: Honda vai desvendar dois novos protótipos no salão de Tóquio

Related Post

Generated by Feedzy