Sem categoria Musk pondera deixar comando da Tesla se não receber um bilião em ações

Musk pondera deixar comando da Tesla se não receber um bilião em ações


Robyn Denholm, que aprovou o pacote de remuneração, escreveu numa carta aos acionistas, divulgada hoje, que a saída de Musk representaria uma perda de milhares de milhões de dólares no valor em bolsa da empresa.

 

“Sem Elon, a Tesla poderia perder um valor significativo, uma vez que a nossa empresa pode não ser valorizada por aquilo que ambiciona tornar-se”, explicou.

“Se não conseguirmos promover um ambiente que motive o Elon a alcançar grandes feitos através de um plano de remuneração justo e baseado no desempenho, corremos o risco de o ver renunciar ao cargo executivo”, acrescentou.

A presidente da Tesla, que já foi criticada no passado pela sua proximidade com Musk, está a fazer depender o futuro da empresa da Inteligência Artificial (IA) e incentivou os acionistas a aprovarem o pacote de remuneração, embora nunca tenha indicado o seu valor.

“Os acionistas da Tesla têm até à meia noite de 05 de novembro para votar a proposta antes da assembleia-geral anual de acionistas, que se inicia em 06 de novembro.

O conselho, presidido por Denholm, propõe que a Tesla compense Musk com a atribuição de opções de ações atualmente avaliadas em um bilião de dólares.

De acordo com a consultora Glass Lewis, o pacote de remuneração poderá conceder a Musk até 432 milhões de novas ações, dando-lhe o controlo de até 30% das ações da Tesla, mais do dobro da sua participação atual.

A Glass Lewis, juntamente com a Institutional Shareholder Services (ISS), são as duas principais empresas de consultoria que se opuseram à proposta, irritando Musk, que as apelidou de “terroristas corporativos”.

A Glass Lewis e a ISS justificam a sua posição apontando, entre outras razões, que a atribuição do pacote de remuneração deixa o Conselho de Administração sem margem de manobra, uma vez que “reduz a capacidade do conselho de ajustar significativamente os níveis de remuneração futuros”.

Por sua vez, Musk justificou o desejo de controlar pelo menos 25% das ações da Tesla para poder controlar o “enorme exército de robôs” que a empresa pretende criar.

Leia Também: Atenção, Elon Musk. Tesla apresenta queda nos lucros trimestrais

Related Post

Generated by Feedzy