O novo BMW iX3 foi apresentado em Portugal esta terça-feira, 28 de outubro, surgindo com um pacote de tecnologias que tem o forte envolvimento de uma empresa portuguesa.
A Critical TechWorks – uma ‘joint venture’ entre o Grupo BMW e a Critical Software que começou já há sete anos – é atualmente o maior centro de desenvolvimento de software do grupo na Europa, sendo responsável por cerca de 50% do ‘software’ do novo iX3.
O novo Panoramic iDrive, os sistemas de assistência à condução, as atualizações remotas ou até a inteligência artificial a bordo são projetos liderados desde Portugal através desta parceria.
Em crescimento, tem, neste momento, mais de 3.300 profissionais como engenheiros e especialistas a trabalharem em três cidades de Portugal. “Hoje, somamos mais de 3.000 colaboradores, desenvolvendo software exclusivamente para a BMW“, disse na apresentação em Lisboa a diretora de operações da Critical TechWorks, Christine Marconcin. A empresa está encarregue do desenvolvimento de cerca de 150 produtos de ‘software’ automóvel.
No evento a que o Auto ao Minuto assistiu em Lisboa, o diretor de comunicações corporativas da BMW Portugal, João Trincheiras, sublinhou que “há um pouco de Portugal em cada BMW iX3“, sendo que não se fica por aqui: a partir de março de 2026, “todos os novos BMW e MINI” vão contar com tecnologia lusa da Critical TechWorks, segundo João Trincheiras. O mesmo irá, posteriormente, acontecer com as motas do fabricante bávaro.
Nas quatro rodas, os planos da BMW passam por lançar 40 modelos com as premissas Neue Klasse, entre totalmente novos e atualizações até 2027.
Segundo Christine Marconcin, a contribuição da Critical vai além dos automóveis, estendendo-se ao desenvolvimento de software para as vendas, pós-vendas e para a produção nas fábricas – incluindo a de Debrecen (Hungria), onde dentro de poucos dias começará a produção do novo iX3.
A Critical TechWorks admitiu 300 novas contratações só em 2025, prevendo crescer de forma semelhante no próximo ano. E a responsável acrescentou: “Nenhum carro deixa a fábrica da BMW sem a contribuição da Critical TechWorks“.
A tecnologia do BMW iX3
O BMW iX3 da Neue Klasse tem quatro ‘supercérebros’ (computadores avançados), dedicados a diferentes aspetos do automóvel. Um dos mais relevantes é o ‘The Heart of Joy’, responsável pela gestão da tração, direção, suspensão, regeneração de energia e travagem.
Por dentro, há uma nova interface digital – o Panoramic Vision. Este integra ecrã central tátil com ‘free-cut’ ligeiramente inclinado para o condutor, head-up display 3D e o novo Panoramic iDrive com realidade aumentada no para-brisas. Este sistema, apresentado em janeiro na CES em Las Vegas, estreia-se no iX3 e vai equipar os futuros BMW Neue Klasse.
Boa parte da interface, assim como as aplicações de infoentretenimento e o áudio tiveram a ‘assinatura’ da Critical TechWorks. O sistema operativo é novo – o BMW Operating System X, baseado no Android Open Source. Segundo Pedro Vieira da Silva, da Critical, mais de 500 pessoas colaboraram na criação do sistema.
O novo BMW iX3, que lança os pressupostos da Neue Klasse, também surge com atualizações remotas (‘over-the-air’), inteligência artificial, sistemas de assistência à condução, modos de condução e ‘app’ My BMW – em que existiu uma importante participação da Critical TechWorks. Luís Cruz, um dos responsáveis da empresa, fez saber que cerca de 250 engenheiros da joint venture “dedicam-se, em exclusivo, à condução autónoma e à assistência à condução”.
Em termos de conectividade do automóvel, Inês Maia, outra das responsáveis da equipa, indicou que há cerca de 250 pessoas dedicadas exclusivamente a esta área.
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