A Isuzu D-Max EV é a primeira pick-up 100 por cento elétrica do fabricante e está, agora, disponível em Portugal. Promete desempenhos equiparáveis ao de modelos a diesel.
Há duas variantes no mercado português: Cabina Longa 4×4 LSE EV de quatro lugares e Cabina Dupla 4×4 LSE EV de cinco lugares.
A motorização é comum, com dois motores elétricos (no eixo dianteiro com 43 kW de potência e no eixo traseiro com 97 kW) que debitam um total de 188 cv de potência e 325 Nm de binário. A velocidade atinge os 130 km/h.
A bateria é de 66,9 kWh, permitindo atingir uma autonomia de 263 km em ciclo combinado WLTP e 361 km em ciclo urbano WLTP. Pode ser recarregada dos 20 aos 80 por cento numa hora em carregador DC de até 50 kW, mas numa tomada AC de 11 kW o carregamento dos 0 aos 100 por cento demora 10 horas.
A nova Isuzu D-Max elétrica tem um sistema de tração integral permanente com os novos e-Axles à frente e atrás. A distância ao solo é de 210 milímetros, a capacidade de reboque atinge 3.500 kg (com travões) e, atrás, há uma suspensão De-Dion nova com molas de lâminas.
Há travagem regenerativa de vários níveis e modo de condução Eco, pelo que o condutor tem ferramentas para otimizar os consumos, potência, eficiência e, em última instância, a autonomia. As jantes são de 18 polegadas, há iluminação totalmente em LED, barras de tejadilho longitudinais, caixa de carga metálica e estribos laterais – o que facilita o transporte de carga.
Interior
Interior da Isuzu D-Max EV© Isuzu
Por dentro, há um ecrã panorâmico de nove polegadas para o sistema de infoentretenimento e para a navegação. É possível estabelecer ligação a smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto, com wifi e Bluetooth.
O painel de instrumentos para o condutor consiste num ecrã LCD de sete polegadas. Como parte do equipamento de série há, também, ar condicionado automático de duas zonas com saída traseira, volante e bancos revestidos a pele sintética, espelhos retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, sensores de chuva e de luz e ajuste elétrico de oito vias para o banco do condutor.
A lista continua com o sistema de áudio premium composto por seis altifalantes na versão de Cabina Longa e oito altifalantes na Isuzu D-Max EV de Cabina Dupla. O volante inclui patilha de seleção dos modos de condução.
Ajudas à condução e segurança
O condutor é apoiado por diversos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), como aviso de saída de faixa de rodagem, travagem de emergência, monitorização de ângulo morto, aviso de colisão frontal ou reconhecimento de sinais de trânsito.
Há sensores de estacionamento à frente e atrás, câmara traseira, monitorização de pressão dos pneus e oito airbags. Os recursos de segurança ficam completos com o alarme e a chamada de emergência e-call.
Os preços
Em Portugal, a Isuzu D-Max totalmente elétrica está disponível por 69.400 euros (mais IVA) na versão de Cabina Longa. Já a variante de Cabina Dupla custa 70.400 euros (mais IVA).
Isuzu D-Max EV© Isuzu
Leia Também: Nova pick-up elétrica coreana chega a Portugal e este é o preço
