O GP da Cidade do México de Fórmula 1 ficou marcado pela vitória dominadora de Lando Norris (McLaren), mas nas primeiras voltas foi evitado por pouco um acidente potencialmente grave no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Na terceira volta, dois comissários foram chamados a intervir para limpar detritos deixados na curva 1. A paragem nas boxes de Liam Lawson (Racing Bulls) para trocar a asa frontal fez com que não existisse margem suficiente para intervir, pelo que a instrução foi revogada.
No entanto, os comissários acabaram por entrar em pista e o neozelandês ficou a poucos metros de um potencial atropelamento a caminho da curva 2. Fez questão de expressar o seu desagrado pelo ‘team radio’: “Eu podia tê-los matado“, disse.
O incidente foi evitado, mas a FIA está a investigar a situação, conforme esclareceu num comunicado citado pelo site Motorsport.com: “Depois de um incidente na curva 1, o controlo de corrida foi informado de que estavam detritos no ‘apex’ dessa curva. Na terceira volta, os comissários foram alertados e colocados de prevenção para entrarem em pista e recuperarem os detritos quando todos os carros passassem a curva 1. Assim que se tornou evidente que Lawson tinha parado nas boxes, as instruções para enviar os comissários foram revogadas e foi mostrada dupla bandeira amarela nessa área. Ainda estamos a investigar o que aconteceu depois disso“.
Na mesma nota, a entidade federativa fez questão de sublinhar o profissionalismo dos comissários voluntários, assim como o “respeito e apreço” pelos organizadores locais.
i just saw this POV of the track marshalls running infront of liam lawson, what the actual fuck?? pic.twitter.com/54SfCzoocQ
— Lila (@verstrii) October 27, 2025
Leia Também: Norris vence GP do México e ‘rouba’ liderança do campeonato a Piastri
