Sem categoria Nova bateria de estado sólido chinesa admite autonomia superior a 1.000km

Nova bateria de estado sólido chinesa admite autonomia superior a 1.000km


Foram anunciados planos para uma nova bateria de estado sólido desenvolvida na China. A Xin Bixiao – assim foi designada – é um projeto da Sunwoda e tem o apoio da Li Auto, prometendo uma autonomia superior aos 1.000 km. A apresentação decorreu na passada semana, durante uma conferência sobre baterias na China.

 

De acordo com o site Car News China, que cita a Yicai, a densidade energética supera os 400 Wh/kg – que pode resultar em autonomias superiores a 1.000 km. Promete ter uma vida útil superior a 1.200 ciclos de carregamento, com capacidade de retenção superior a 80 por cento. Ou seja, se forem feitos cerca de 20 mil quilómetros por ano, a vida útil pode ser superior a uma década.

Esta bateria tem um eletrólito de polímero reticulado e um ânodo de lítio-metal com revestimento gradiente. O resultado é uma melhor condutividade dos iões e uma menor formação de dendritos.

Em produção até 2027?

As intenções da Sunwoda passam por começar a produzir a bateria em pequenos lotes já no próximo ano, chegando à larga escala em 2027. Até ao fim do ano, deverá estar concluída uma linha de produção de 0,2 GWh – que pode lançar as bases para a produção em massa.

O já referido site escreve, também, que a Sunwoda está em contacto com start-ups dedicadas a veículos de novas energias e a fabricantes automóveis de luxo, sendo que alguns planeiam utilizar a bateria Xin Bixiao em modelos topo de gama já a partir do ano que vem.

Para além desta bateria, a Sunwoda diz ter criado, com sucesso, uma amostra de laboratório de uma bateria de 520 Wh/kg com um ânodo de lítio metálico.

As baterias de estado sólido estão a ser exploradas por diversos fabricantes, com investimentos milionários. Têm um eletrólito sólido, pelo que podem ser mais seguras para além de terem uma densidade energética maior graças a um eletrólito mais compacto do que o líquido. A duração potencial também aumenta face às baterias atuais.

Leia Também: Fabricante chinês anuncia bateria para 1.300 km de autonomia

Related Post

Generated by Feedzy