Sem categoria Tesla com os dias contados nos automóveis? A opinião de Carlos Tavares

Tesla com os dias contados nos automóveis? A opinião de Carlos Tavares


A Tesla foi uma das pioneiras nos automóveis elétricos, negócio no qual continua a investir. No entanto, ao longo dos últimos tempos, tem vindo a perder força no mercado.

 

Sem modelos verdadeiramente novos desde o controverso Cybertruck em 2023, o fabricante de carros elétricos americano tem vindo a ser gradualmente ultrapassado pela chinesa BYD – que propõe um modelo eficiente e automóveis competitivos do ponto de vista do preço.

Numa entrevista ao jornal Les Echos citada pela Bloomberg, o ex-diretor-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, comentou que Elon Musk pode, até, envolver-se menos na empresa de que é proprietário: “Não podemos descartar que, em algum momento, ele decida deixar a indústria automóvel para passar a focar-se nos robôs humanoides, a Space X ou inteligência artificial”.

De referir que, em breve, os investidores da Tesla vão decidir sobre a possibilidade de atribuir a Elon Musk cerca de um bilião de dólares em ações caso sejam determinadas atingidas metas. E a presidente, Robyn Denholm, teme que o empresário saia caso este pacote salarial não seja aprovado.

No entender de Carlos Tavares, a Tesla tem um problema de sobrevalorização: “A perda de valor da Tesla no mercado de ações será colossal porque esta avaliação é simplesmente estratosférica”.

E o antigo dirigente português recordou a concorrência que a BYD tem feito à Tesla: “Não tenho a certeza se a Tesla existirá dentro de dez anos. É um grupo inovador, mas eles foram superados pela eficiência da BYD”.

Recentemente, o grupo Tesla divulgou que o seu resultado líquido trimestral caiu 37 por cento no terceiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2024 – isto apesar de um volume de negócios que subiu 12 por cento e superou as expectativas.

Em dezembro do ano passado, Carlos Tavares deixou a liderança da Stellantis, que está agora entregue a Antonio Filosa. O conglomerado que reúne mais de uma dezena de marcas na Europa e nos Estados Unidos da América passa por um momento desafiante, admitindo mesmo que serão necessárias “decisões difíceis” para voltar a um caminho de crescimento e melhores resultados.

Leia Também: Musk pondera deixar comando da Tesla se não receber um bilião em ações

Related Post

Generated by Feedzy