Sem categoria Audi pensa na plataforma para “possível sucessor” do Audi A8

Audi pensa na plataforma para “possível sucessor” do Audi A8


Oito anos depois do lançamento da atual geração, o Audi A8 não tem o seu futuro confirmado. Neste momento, o construtor está a ponderar o caminho a seguir.

 

Segundo o Motor1.com, um porta-voz da Audi esclareceu à Automobilewoche que ainda se está à procura de “uma plataforma para um possível sucessor” do sedã executivo de luxo.

O diretor de desenvolvimento técnico, Geoffrey Bouquot, disse àquele órgão: “Estamos a pensar intensivamente sobre quando iremos lançar o sucessor do A8 e qual é a tecnologia motriz certa“.

Apesar de ter sido lançada em 2017, a quinta geração do Audi A8 foi renovada num ‘facelift’ em 2022 – o que já começa a ser potencialmente desvantajoso. Atualmente, há motorizações puramente a combustão, mas também híbridas plug-in e ‘mild hybrid’.

No ano passado, o Audi A8 registou uma forte quebra de vendas, de 26,3 por cento. Em 2024, foram vendidos apenas 14.955 exemplares – reflexo do mercado que procura menos este tipo de carros e também de a idade ‘começar a pesar’ neste modelo.

Uma possível nova geração apenas com opções totalmente elétricas não parece um caminho muito provável nem aconselhável – tendo em conta que a adoção de elétricos tem ficado abaixo do esperado e muitos fabricantes estão a rever e a adiar os seus planos de eletrificação.

Escreve o site Motor1.com que o fabricante dos Quatro Anéis poderá escolher uma versão mais longa da plataforma Premium Platform Combustion – que já equipa quatro modelos atuais e está programada para mais dois.

Nas próximas semanas, poderá haver uma decisão acerca do futuro do Audi A8 – cuja geração atual irá ficar, pelo menos, até ao fim do ano que vem.

Leia Também: O novo ‘concept’ da Audi já andou em estradas públicas

Related Post

Generated by Feedzy