A crise dos ‘chips’ provocada pelos problemas da Nexperia continua sem fim à vista, e os construtores estão a tentar encontrar alternativas. A Honda já teve de suspender a produção no México.
De acordo com a agência Reuters, o fabricante nipónico parou a produção numa fábrica daquele país esta terça-feira (28 de outubro) e está a ajustar os níveis de produção no Canadá e nos Estados Unidos da América.
A Nissan ainda tem ‘chips’ garantidos até à próxima semana – tal como parece ser o caso da fábrica da Volkswagen Autoeuropa em Palmela (Portugal).
Vários construtores estão a tentar perceber se fornecedores têm ‘stocks’ suficientes de ‘chips’ – que são essenciais na produção de novos automóveis e dos equipamentos com eletrónica no geral.
Da parte da Mercedes-Benz, o diretor-executivo, Olla Kallenius, conformou que estão a ser estudadas alternativas.
Como surgiu a situação da Nexperia?
Em setembro, o governo dos Países Baixos decidiu assumir o controlo da Nexperia – sediada no seu território, apesar de ser propriedade da chinesa Wingtech.
O executivo neerlandês tem preocupações relativas à gestão da empresa, tal como à possível transferência de tecnologia da Europa para a China.
Como reação, Pequim restringiu as exportações da Nexperia China para as suas subcontratantes, que é o que está a causar as perturbações de fornecimento.
Leia Também: Volkswagen tem fornecimento de ‘chips’ garantido no curto prazo
