Lançado originalmente em 2023, o Maserati Grecale Folgore vai ser atualizado para 2026. Este é o SUV totalmente elétrico do construtor de carros de luxo.
A grande novidade desta atualização é o sistema de desconexão da tração integral. Quando esta não está a ser necessária, o veículo fica a funcionar com tração às rodas traseiras, o que reduz os consumos de energia.
A autonomia pode chegar aos 580 km. A transição é feita em poucos milissegundos e, devido à forma como é feita, a transmissão pode ficar totalmente isolada – o que também resulta numa maximização da poupança de energia.
Há diversos sensores, assim como algoritmos, que permitem fazer a gestão inteligente da tração. São considerados vários dados, como o modo de condução selecionado, pedidos de binário, a temperatura dos travões, a inclinação da via ou até a temperatura e a ativação dos sistemas de controlo dinâmico, entre outros.
A função EV Routing mantém-se. Sabendo do nível de carga, estilo de condução e perfil de elevação, o Maserati Grecale Folgore calcula e planeia a rota e paragens para carregamento. O sistema automático de pré-condicionamento da bateria garante o ajuste da temperatura da mesma, de forma a ficar no nível ideal para ser carregada.
Ficar com pouca carga até chegar ao destino ou ao ponto de carregamento pode ser uma preocupação para os condutores de automóveis elétricos Neste Maserati, essa preocupação é atenuada com o Dynamic Range Mapping. Através deste, é possível ter uma perceção visual em mapa da distância máxima que pode percorrer com a carga restante na bateria. A informação é atualizada em tempo real com base na condução.
Em termos de design, há 32 cores exteriores disponíveis para o Grecale – seis delas novas para o ciclo de modelos de 2026. O cliente pode optar entre quatro pinças de travão (uma delas exclusiva da versão 100 por cento elétrica), cinco modelos de jantes (um é destinado só ao Grecale Folgore) e três níveis de acabamento (também um exclusivo para o automóvel totalmente elétrico).
A Maserati propõe oito interiores dedicados, havendo três novas configurações do programa Fuoriserie a passarem para a produção em série (Premium Pelle Ghiaccio, Sport LeatherNero/Rosso e Sport Leather Nero/Giallo). As opções para bancos Fuoriserie são oito.
Leia Também: Stellantis une forças com Nvidia, Uber e Foxconn para lançar ‘robotáxi’
