A SEAT anunciou diversas novidades para dois dos modelos que mais vendem na sua gama – o SUV urbano Arona que chegou em 2017 e o clássico Ibiza lançado originalmente há mais de 40 anos.
A marca espanhola do grupo Volkswagen propõe-se a aumentar a qualidade e a valorizar estes dois automóveis, dotando-os de uma personalidade “mais jovem e dinâmica”.
Motores
O SEAT Arona e o Ibiza têm diversas opções de motores – todos eles a gasolina, havendo opções de caixas manuais e automáticas.
O motor de três cilindros 1.0 MPI de 80 cv é exclusivo do Ibiza, estando associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.
Já o três cilindros 1.0 TSI a gasolina de 95 cv tem caixa manual de cinco velocidades, ao passo que na variante de 115 cv pode ter caixa manual de seis velocidades ou automática DSG de sete velocidades.
A motorização mais potente tem 150 cv, consistindo num propulsor 1.5 TSI de quatro cilindros. Neste caso, há apenas uma transmissão disponível: automática DSG de sete velocidades.
Design exterior
Novo SEAT Arona© SEAT
Por fora, os dois carros receberam novas cores e novas jantes em alumínio, disponíveis em tamanhos que vão desde as 15 até às 18 polegadas.
Além da oferta atual, há outras opções de jantes: duas de 17 polegadas e outras tantas de 18 polegadas para o Ibiza e duas de 16 polegadas e duas de 18 polegadas para o Arona. Podem ser pintadas ou maquinadas.
Em termos de cores, juntam-se ao leque de escolhas o Liminial, o Oniric e o Hyptnotic – descritos como tons “mais vibrantes e jovens”. Para o Arona, há dois tejadilhos contrastantes: um no novo cinzento Manhattan e outro em preto Midnight Black.
À frente, os modelos possuem novos guarda-lamas e grelha hexagonal, combinada com a malha em forma de diamante. O acabamento é em mate e polido. Encontram-se faróis Full LED mais elegantes, com uma assinatura luminosa mais nítida e um maior alcance do feixe de luz.
No Arona, as luzes de nevoeiro foram reposicionadas, sendo que a sua secção frontal foi criada com o intuito de sublinhar a robustez e dinâmica de um SUV urbano.
A traseira do renovado Ibiza tem um novo para-choques, particularmente desportivo, assim como o nome do modelo em alumínio escuro (tal como acontece no Arona). O nível de acabamento FR inclui o logótipo FR no pilar B.
Por dentro
Também o interior destes SEAT foi aprimorado ao nível de têxteis em relevo e materiais, mas também ao nível estético.
O forro do tejadilho é mais escuro, enquanto a ventilação tem tons neutros. As variantes FR contam com bancos do tipo baquet incluídos no equipamento de série, o que contribui para uma sensação particularmente desportiva.
O volante é revestido a couro premium perfurado. Há, também, um novo sistema de som com seis altifalantes, um subwoofer e um amplificador. É, ainda, proposto carregamento rápido wireless para smartphones, com tecnologia refrigerada.
Os dois modelos surgem com opções de conectividade através de Android Auto e Apple CarPlay. Os ecrãs de infoentretenimento são de 8,25 e 9,2 polegadas.
Em termos de segurança e assistência à condução, o Arona e o Ibiza contam com recursos de condução semi-autónoma Travel Assist – incluindo cruise control adaptatitivo e assistência de faixa de rodagem. O reconhecimento de sinais de trânsito ajuda a manter a velocidade dentro dos limites legais. Há, ainda, Side Assist, para apoiar às mudanças de via graças a radares que monitorizam os ângulos cegos.
Disponibilidade
Novo SEAT Ibiza© SEAT
Os novos SEAT Arona e Ibiza serão lançados em janeiro. Não foram anunciados os preços potenciais para estes modelos, que serão fabricados em Martorell (Espanha).
Leia Também: SEAT Ibiza vai continuar seja qual for a motorização, garante dirigente
