Desde ontem que Portugal enfrenta condições meteorológicas adversas, com fortes chuvas que ontem, 28 de outubro, já causaram inundações.
O recomendável nestas situações é que restrinja as deslocações ao necessário. Se, ainda assim, precisar de viajar de automóvel, há alguns comportamentos que deve adotar.
Já lhe deixámos algumas recomendações relativas ao ‘aquaplaning’, assim como ao uso de sistemas de cruise control com chuva. Agora, damos alguns conselhos mais abrangentes sobre a condução em dias de chuva intensa.
Mantenha-se atualizado: Deve estar atento aos espaços informativos para saber se no seu percurso podem existir estradas cortadas, acidentes ou inundações. E, antes de começar a viagem, deve garantir que o seu veículo está em condições (incluindo escovas do limpa para-brisas e pneus).
Velocidade moderada: O Código da Estrada impõe limites máximos de velocidade gerais, mas também determina que se deve circular de forma adequada às condições. Ao conduzir com chuva intensa, é especialmente aconselhável moderar a velocidade e circular abaixo dos limites máximos legais, já que a aderência ao asfalto e a capacidade de travagem diminuem. Menor velocidade, maior capacidade de controlo.
Evitar inundações: É recomendável que tente evitar locais propensos a cheias e também não deve conduzir em locais com água acumulada com profundidades maiores do que dez centímetros. Se não tiver a certeza, o melhor é mesmo procurar alternativas até ao seu destino. Para além dos acidentes resultantes de perda de aderência e de possíveis objetos ou perigos escondidos na zona alagada, a infiltração de água pode danificar o motor e sistemas elétricos do automóvel.
Distância de segurança: Como em todas as circunstâncias, deve manter uma distância de segurança para os carros da frente. Esta aumenta em caso de chuva, já que a distância de travagem também é maior.
Movimentos suaves: Não faça manobras bruscas ao conduzir em chuva intensa. Em vez disso, opte pela suavidade quer na aceleração, quer na travagem e mudanças de direção. Uma travagem repentina, por exemplo, pode fazer o seu carro deslizar devido à falta de aderência.
Iluminação: Segundo o RAC.co.uk, deve evitar ligar as luzes de nevoeiro traseiras, que podem confundir-se com as dos travões. Para além disso, deve ter os faróis numa posição mais baixa. Muitos modelos permitem selecionar entre algumas posições dos faróis.
Climatização interior: Se o carro estiver com tendência a embaciar, deve deixar o ar condicionado ligado de forma a evitar essa situação que prejudica a visibilidade.
Atenção redobrada: Deve estar especialmente atento em condições de chuva intensa. A visibilidade deteriora-se significativamente e há mais potenciais perigos – veículos mais lentos, lençóis de água ou até zonas alagadas. Avalie sempre a situação e o risco.
Leia Também: ‘Aquaplaning’. Como evitar este perigo dos dias de chuva
