A investir fortemente em soluções de condução autónoma, a Tesla tem no Cybercab um dos seus projetos de transporte de passageiros sem condutor.
 
Nas imagens já reveladas há mais de um ano, o interior não tinha qualquer volante nem pedais, frisando as suas capacidades de automação total. Porém, o fabricante liderado por Elon Musk admite colocar-lhe esses mecanismos de controlo.
Robyn Denholm presidente da direção da Tesla, disse à Bloomberg News: “Se tivermos de ter um volante, pode ter um volante e pedais“. E observou que, originalmente, o Model Y não teria qualquer um destes equipamentos, acabando por os ter.
Apesar de já existirem serviços de táxis autónomos nos Estados Unidos da América, continua a haver o requisito de volante e pedais em todos os veículos automóveis – e conseguir exceções às regras pode ser um processo complexo e longo.
Mesmo tendo permissão para tal, a Tesla estaria limitada do ponto de vista da quantidade, já que as regras colocam um máximo de produção de 2.500 veículos autónomos por ano sem os controlos físicos habituais.
Apresentado há cerca de um ano, o Tesla Cybercab deverá entrar em produção durante 2026. Robyn Denholm também referiu que o este é um modelo posicionado abaixo do Tesla Model 3 – o mais barato da gama atual – apesar de ter como objetivo servir de ‘robotáxi’.
O Tesla Cybercab
O interior do Tesla Cybercab, desprovido de volante e pedais© Tesla
Sem pedais nem volante na sua versão conhecida publicamente, o Tesla Cybercab tem dois bancos de grandes dimensões e um ecrã central, num interior minimalista.
Câmaras e sensores permitem a este automóvel conduzir-se a si mesmo, com base em inteligência artificial. Não foram revelados detalhes técnicos, mas segundo o Top Gear a bateria deve rondar os 35 kWh e é expectável uma autonomia superior a 320 km. Há carregamento sem fios.
Exposto em Portugal no passado mês de julho, o automóvel tem linhas de um sedã de duas portas, que abrem ao estilo ‘borboleta’. O preço projetado é inferior a 30 mil dólares (cerca de 25.805 euros à taxa de câmbio atual), segundo disse Elon Musk na apresentação em outubro de 2024.
O diretor-executivo da Tesla disse também que espera que a condução autónoma permita rentabilizar melhor os automóveis. E antecipou: “Iremos de condução autónoma total supervisionada para condução autónoma não supervisionada, onde é possível adormecer e acordar no destino”.
Apesar de ainda não ter o Cybercab ao serviço, a Tesla já oferece táxis de condução autónoma. Os testes começaram em Austin (Texas) no passado mês de junho, com unidades do Model Y.
Desde então, a iniciativa tem sido marcada por alguma controvérsia, tendo-se já registado diversas infrações das regras de trânsito e outros problemas operacionais.
Leia Também: Tesla com os dias contados nos automóveis? A opinião de Carlos Tavares

 
     
		         
		        