A autoestrada A10, perto de Paris (França) está a servir de palco a um teste de carregamento dinâmico sem fios para automóveis – que é descrito como o primeiro ao nível mundial.
Segundo a concessionária Vinci Autoroutes, o sistema de estrada eletrificada (ERS) é o resultado de uma parceria estabelecida com a Electreon, com a Universidade Gustave Eiffel e com a Hutchinson.
O trecho em causa estende-se por 1,5 quilómetros. O carregamento faz-se sem fios, admitindo a transferência de mais de 300 kW instantaneamente e 200 kW em média – isto em condições ideais de operação.
Este ensaio, em condições reais de trânsito, conta com quatro veículos protótipo – um ligeiro de passageiros, um ligeiro comercial, um camião e um autocarro. Todos foram adaptados, recebendo as bobinas de recolha necessárias.
A Electreon explica no seu site que o foco, nesta fase, são as operações rodoviárias comerciais, no transporte de passageiros e de mercadorias.
9.000 km de estradas com a tecnologia até 2035
Em 2021, o governo francês divulgou um estudo sobre o potencial dos sistemas de estradas eletrificadas.
A conclusão é de que é possível reduzir em 86 por cento as emissões poluentes do transporte rodoviário de mercadorias, face aos motores a diesel.
Segundo a Electreon, o executivo de França pretende ter cerca de 5.000 km de estradas equipadas com este tipo de tecnologia até 2030, quase duplicando para 9.000 km até 2035.
Leia Também: Novo Porsche Cayenne estreia carregamento sem fios

 
     
		         
		        