Propriedade da Mercedes-Benz, a Yasa é especialista no desenvolvimento de motores elétricos de fluxo axial, e na última semana anunciou ter conseguido um marco em termos de densidade de potência.
A empresa sediada no Reino Unido fala de um recorde mundial não oficial, ao ter alcançado os 59 kW/kg de densidade de potência. São 750 kW, ou seja, mais de 1.000 cv, debitados por um motor que pesa 12,7 kg.
A melhoria é considerável face ao que a Yasa fez no verão deste ano. Na altura, o seu protótipo de novo motor de fluxo axial pesava 13,1 kg e debitou 550 kW de potência – o que significava uma densidade recorde de 42 kW/kg.
Num artigo publicado no site da empresa, o seu fundador e diretor técnico, Tim Woolmer, referiu: “Alcançar 750 kW de pico de curto prazo e uma densidade de 59 kW/kg é uma importante validação da nossa tecnologia de fluxo axial de próxima geração. E isto não é um conceito no ecrã; está a funcionar, agora mesmo, nos dinamómetros. Construímos um motor elétrico que é significativamente mais denso em potência do que qualquer coisa anterior. Tudo com materiais e processos escaláveis”.
Os motores de fluxo axial têm um fluxo magnético paralelo ao eixo de rotação, o que permite obter ganhos em eficiência, densidade de potência e binário face aos motores de fluxo radial. São, também, motores elétricos mais leves.
No caso da Yasa, a estimativa é que a potência contínua se situe entre 350 a 400 kW (ou seja, algo como 469 a 536 cv).
Simon Odling, diretor de nova tecnologia da Yasa, afirmou: “O desempenho do motor em dinamómetro excedeu até as nossas simulações mais otimistas. Tal como o seu incrível pico de potência e densidade de potência geral, estimamos que este novo motor seja capaz de debitar uma importante potência contínua em torno dos 350 a 400 kW. Isto é ‘hardware’ verdadeiro, na vida real, a entregar dados reais”.
Motores para a Mercedes e não só
Em junho, a Mercedes anunciou o Concept AMG GT XX. Este é um modelo conceptual de um desportivo de quatro portas que foi criado com três motores de fluxo axial da Yasa, conseguindo uma potência total superior a 1.360 cv.
Foi anunciado com um tempo de carregamento que permite recuperar cerca de 400 km em cinco minutos. O conceito já é funcional e foi levado à pista em Nardò (Itália), onde bateu 25 recordes – incluindo o de ter percorrido 40.075 km em sete dias, 13 horas, 24 minutos e sete segundos. Também cumpriu 5.479 km em 24 horas, um novo máximo para um automóvel elétrico.
Para além da Mercedes-Benz, a Yasa também fornece motores de fluxo axial a vários modelos híbridos de alto desempenho. São os casos do Lamborghini Temerario e dos Ferrari 296 GTB e SF90 Stradale, bem como do Jaguar C-X75 e do Koenigsegg Regera. As aplicações estendem-se ao campo da propulsão marinha, veículos militares e de forças de defesa, entre outros.
Leia Também: Fabricante chinês anuncia bateria para 1.300 km de autonomia

 
     
		         
		        