Sem categoria Toyota não prevê ser afetada por falta de ‘chips’ no imediato

Toyota não prevê ser afetada por falta de ‘chips’ no imediato


Toyota não enfrenta, para já, problemas de fornecimento de ‘chips’ devido à crise desencadeada pelo caso Nexperia. A situação está a preocupar vários construtores automóveis, devido à escassez destes componentes essenciais para o fabrico.

 

Citado pela agência Reuters à margem do Japan Mobility Show, o diretor-executivo da Toyota, Koji Sato, afirmou: “Penso que há algum risco, mas não é enfrentássemos escassez amanhã“.

O dirigente não exclui a possibilidade de a Toyota ser afetada, mas afasta um cenário de exposição repentina a uma grande quebra de fornecimento.

Depois dos acontecimentos da pandemia da Covid-19, os construtores automóveis nipónicos têm vindo a trabalhar na padronização de ‘chips’ de gerações anteriores por forma a mitigar impactos de cenários de escassez.

Receio de pausas de produção

Na Alemanha, uma fornecedora importante de construtores como os grupos BMW e Volkswagen está a reduzir a produção devido à escassez de semicondutores, noticia a Bloomberg.

A Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA) já veio expressar a sua preocupação com a possível “iminente interrupção da produção” automóvel no continente devido às dificuldades de fornecimento de ‘chips’.

Em Portugal, a Volkswagen Autoeuropa poderá manter a produção, pelo menos, até ao fim da próxima semana, enquanto implementou um grupo de trabalho dedicado a encontrar soluções – segundo o diretor-geral, Thomas Hegel Gunther, disse à Lusa.

Na Stellantis, o diretor-executivo Antonio Filosa assegurou, citado pela Reuters, que estão a ser implementadas “ações e projetos” diariamente, com a situação atentamente vigiada.

O que desencadeou a crise?

Em setembro, o governo dos Países Baixos decidiu tomar o controlo temporário da Nexperia, propriedade da chinesa Wingtech. Esta semana, segundo a Reuters que cita quatro fontes, a medida foi tomada devido a receios de que o diretor-executivo deposto, Zhang Xuezheng, estava a preparar o desmantelamento das operações europeias, transferindo a produção para a ‘casa mãe’ na China. Esses planos previam o despedimento de 40 por cento dos funcionários na Europa e o encerramento de uma delegação de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha.

Como resposta, a China decidiu proibir a exportação de materiais da Nexperia China e respetivas subcontratantes. A Wingtech exige que o diretor-executivo despedido seja readmitido, como ponto de partida de um acordo.

O presidente do conselho de administração da Mercedes-Benz, Ola Källenius, e o diretor financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, defenderam que a solução para o impasse é política.

Leia Também: Setor automóvel alerta para paralisações iminentes na produção

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